quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DocLisboa: Balcãs em Foco.

"No seu longo rol de repetidas citações, Winston Churchill terá dito que os Balcãs produzem mais história do que aquela que têm capacidade para consumir. Cinismo à parte, talvez esta afirmação se aplique de uma forma consistente aos trágicos acontecimentos que tiveram lugar no território da ex-Jugoslávia, depois da sua desintegração em 1991.

Um Estado foi desmembrado e uma nacionalidade devastada para que – no momento actual (e esperemos final)– sete novos estados e sete novas identidades emergissem. O turbilhão ideológico teve lugar não apenas à porta da (assim chamada) Europa civilizada, mas em frente de muitas câmaras, algumas das quais determinadas a gravarem mais do que observações jornalísticas.
A retrospectiva aqui proposta é uma tentativa de reunir múltiplas visões – nem todas políticas e nem todas politicamente correctas – em apenas uma; um exame aos possíveis denominadores comuns ou talvez a diferenças óbvias; a exploração de um inerente conflito político que tragicamente se transformou num conflito étnico; e, por fim, embora igualmente importante, a descoberta de alguns talentos cinematográficos esquecidos, cujo pecado é apenas terem uma visão diferente daquilo que foi (e talvez ainda seja) esperado deles."

- Jurij Meden


Com o tema "Balcãs em Foco", o Doclisboa deste ano tráz 17 curtas e longas metragens realizadas após a queda da Jugoslávia.

É uma oportunidade única para observar trabalhos virtualmente desconhecidos fora do meio local e com uma forte componente cultural que dá uma nova perspectiva sobre uma das mais conturbadas regiões da Europa.

Títulos, horários, preços e localizações, em www.doclisboa.org.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial