terça-feira, 17 de junho de 2008

Texto de apoio à «Lista E»

Utopias com Futuro

Não poderia deixar de falar sobre uma lista e um grupo de gente que tem somente um propósito com a sua candidatura ao NESTEU: abanar os espíritos de Estudos Europeus.
Este hábito de opinar e discutir, que a tantos dá profundas enxaquecas, tem mais sentido ao falar-se de um projecto que pela sua ambição, pelas suas ideias e pelo dinamismo, já é um justo vencedor.

Não sou apologista das candidaturas que servem para marcar uma posição e que não estão preparadas para executar as ideias que defendem, sou sim um apreciador de projectos que podem ser concretizados e que, pela sua inovação, mudam a letargia daqueles cuja visão é enevoada pelo passar do tempo.

Os projectos, pelo menos parte deles, roçam certamente a utopia, e para mim que andei por esses corredores do conhecimento durante mais de quatro anos, percebo que serão de difícil concretização. Mas não é o sonho que comanda a vida? Não é da cabeça de alguns que sempre surgiram as maiores mudanças?

Só podemos acreditar neste projecto. Só podemos lutar para que ele se concretize. Sobretudo somos todos nós, actuais e antigos alunos de EE, que temos o poder para colocar Estudos Europeus e todos os seus alunos no cume académico da Faculdade de Letras.

Admiro a irreverência com que esta candidatura está conotada, admiro o desprendimento dos seus signatários e, também, admiro o facto de não se deixarem vencer pela convenção que o NESTEU existe para fazer conferências e pouco mais.

Amigos e colegas de Estudos Europeus, esta lista, os seus projectos e os seus elementos só podem merecer uma prova de confiança de todos! Queremos e merecemos mais e melhor para o nosso curso!

Abraços orgulhosamente insulares,

Fábio Vieira

33 Comentários:

Às 12:01 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Não sei se é o sonho que comanda a vida, mas utopias à parte, temos é que jogar com a realidade. De sonhos está o mundo feito, temos que ser realistas e tentarmos fazer o melhor com a realidade que disposmos.
Utopias são para poetas e filosofos, não para gente que quer trabalhar e fazer o melhor pelo Nesteu. Por isso Lista N é a melhor solução!!

Posso saber de que ano é o Fábio Vieira?

 
Às 12:21 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Comprar computadores e levar a malta à Bélgica, chamas a isso jogar com a realidade?

 
Às 12:30 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

quem falou em comprar computadores?? não me lembro de ver isso escrito!!
e existe algo que se chama: VIAGEM DE FINALISTAS

Por favor leiam o que está escrito e não inventem.

 
Às 12:33 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"transformar a sede do NESTEU num verdadeiro local de trabalho, adquirindo mais um computador "

ora aí está. e queres viagens de finalistas ou estágios a sério?

 
Às 12:38 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

pelo que eu saiba adquirir não é sinónimo de comprar, e decerto que não leste bem o programa da lista N!
Estágios são uma componente importante, mas de nos pormos com utopias e sonhos, temos que avaliar bem a realidade. Deviam-se ter informado melhor neste ponto, se tens dúvidas fala com alguém da lista N decerto que te responderão a tudo. São pessoas que conhecem mto bem a mecânica do curso e do Nesteu, não apareceram do nada.

 
Às 12:46 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Está nos objectivos da Lista N presentes aqui no blog, ninguém inventou, se és da Lista N podias-te informar um bocado sobre a tua campanha.


"adquirir mais um computador" é um magnífico modo gerir o capital que o NESTEU não tem.

Não só é utópico como é absurdo.

 
Às 12:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Querido aa,

volta repetir adquirir não é sinónimo de comprar!! Se a lista N ganhar verás o que estou a tentar dizer
essa fixação com o pc, não estou a perceber.

 
Às 12:52 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Fábio Vieira (FV) - a Verdeira História:

Como antiga aluna e antiga colega de turma do FV resolvi apresentar algumas verdades sobre rapaz:

O Fábio nunca foi ninguém em estudos europeus acabou o curso com um miserável 11 ou 12 à custa de muito estudo e muitas horas sem dormir.

Sempre teve poucos amigos. E os que conseguia manter tinham pena dele, pois visivelmente o rapaz tem problemas psicológicos. Para não falar de uma espécie de Sindrome Down, Mongolismo ou Trissomia 21 claramente evidente em cada ano de convivência.

Ele diz que fez isto e aquilo. Mas a verdade é que nunca fez nada visível. Duvidam? Ele que apresente todas as obras utópicas que supostamente ele edificou na Faculdade de Letras.

O Nesteu do tempo do Fábio não passava de umas mesas com cadeiras.

Ainda recordo cadeiras como Geografia das Actividades Económicas, Filosofia politica, entre outras, onde o Sr. Dr. Executivo só passou através de um exame benevolente no final do semestre, onde o esplendoroso senhor não conseguia nada mais que um miserável 8 ou 9.

Mas como podem ver o Sr. Fábio nunca parou de nos surpreender. Racismos e xenofobia sempre estiveram presentes no seu discurso. Não fosse o pobre rapaz de um buraco no meio do atlântico onde passou a infância a ser criado por freiras e por atrasados mentais.

No meio do seu percurso académico que só foi curto devido a Bolonha e a imensos facilitismos de última hora tentou criar atritos com algumas pessoas como o Pedro, o Tiago, a Telma entre outros...

Mas felizmente as pessoas sempre souberam meter o rapazinho no sítio. Com o Final do Curso o menino foi trabalhar para o papá e achou que era o maior lá da aldeia dele então resolveu voltar a chatear-nos.

Caros ex-colegas!!

Não liguem ao senhor FV.
Ele não passa de um borra-botas, ou cuecas, se preferirem.

 
Às 12:56 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

adquirir: Lat. acquirere, v. tr., comprar

Por acaso até é sinónimo de comprar..

 
Às 12:56 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

fogo ya mas qual é a ciumeira com o computador??? a lista E nao tem mais nada para atacar a N do que a aquisição do computador??? se já é assim por causa do Nesteu faço ideia se essa lista for para a UE ai vamos voltar a usar as velhas maquinas de escrever... evoluam

 
Às 12:59 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

mas também é sinónimo de:alcançar; conseguir; obter; ganhar.

Existem muitas formas de aquisição aqui tão algumas delas

 
Às 1:12 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

por acaso gosto muito de NESTEU com mel. força nisso!

 
Às 1:37 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Senhora catarina (flul) : por muito que tenha ilucidado a malta sobre a pessoa que você caracteriza de "borra-botas", acho que você, escrevendo este tão belo e nada proveitoso texto, chega a ser tão ou mais mal-educada que ele.
Primeiro, porque o referido colega não a menciona em local algum do texto. Segundo, é uma opinião que não visa atingir de maneira mordaz como você fez nesse comentário.
Por último, é totalmente despropositado uma declaração destas.
Não quero com isto dizer que me assumo como um defensor acérrimo do utilizador fv (Fábio Vieira). Quero afirmar apenas e só que você foi extremamente incorrecta com um texto desses.
Se tal escrita é dotada de tanta educação, espero que tenha mais consideração por quem visita este blogue.
Espero que tenha ficado ilucidada com o meu comentário. Espero é que, ao menos, tenha a decência de também não me ofender só porque tentei defender os interesses do bom-senso.

 
Às 1:38 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

CATARINA FLUL , acabaste de ganhar um fã!!!!!! grande discurso! =DD

 
Às 2:37 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Tenho pena de ler os comentários que li por aqui. Pertenço à Lista E e não tenho nada contra ninguém da Lista N - para dizer a verdade não conheço a maioria - e por isso a única coisa que queria pedir ao pessoal é, simplesmente, respeitem-se e joguem limpo. Vamos basear a campanha nas propostas que temos para melhorar a licenciatura e a vida dos seus estudantes e não aproveitar para lavar roupa suja ou para acusar desnecessariamente uma lista com adjectivos forçados. A minha lista tem vontade de trabalhar, eu tenho vontade de trabalhar, eu acredito na realização de todas as propostas. Não tenho medo do trabalho.

 
Às 12:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Amiga Catarina

De facto não conheci nenhuma Catarina minha turma.
Pensava que ao longo de 4 anos não tinha deixados inimigos na turma, mas se deixei certamente não foi com a intenção de quase teres um colapso nervoso sempre que pensas em mim.
Devo confessar que há duas coisas que me alegram a vida: os amigos, como não poderia deixar de ser; e aqueles que espumam pela boca e soltam fogo pelo nariz sempre que se fala de mim.
Deixo-te as recomendações da OMS que o stress pode provocar AVC's e enfarto do miocárdio.
Terei todo o gosto em conhecer-te da próxima vez que for a Lisboa ou então de te receber nos humildes açores.
Agradeço o facto de fazeres que solte um sorriso sempre que leio um coment teu.
Um abraço sincero,
PS - O meu artigo teve 15 coments em meia hora. Está tudo ávido de confronto.....

 
Às 8:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não se preocupem caríssimos colegas, com o rancor que por aqui circula, certamente que terão todos um belíssimo e afortunado futuro à vossa frente!

 
Às 9:44 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

caro Pedro Ribeiro,
não sei por insistem na questão da agressividade, da parte da Lista N não houve nenhuma. Isso parece-me um argumento desesperado, pelo simples facto de estarem a exaltar uma situação entre ex-alunos do nosso curso. Todos nós temos projectos e vontade de os realizar, a minha entrada na lista N deve-se ao facto de acreditar que esta sim é a melhor lista para o Nesteu e para elevar o curso de Estudos Europeus a uma maior visibilidade não só dentro da faculdade como também fora dela.
Falaram em cooperação, em todo o tempo que estivemos em conversas nunca me pareceu que mostrassem interesse pelo Nesteu (que sempre se mostrou receptivo para receber novos membros), felizemete vivemos em democracia e esta é uma das faces delas, mas temos que ser correctos e não usar argumentos demagogos que em nada favorecem a campanha eleitoral, temos que discutir as nossas propostas e leva-las à consideração dos alunos de Estudos Europeus, são eles os que decidem que rumo querem para o curso, um rumo realista ou um rumo utópico. Prefiro o realista, o mundo já se encontra com muitas utopias e sonhos. Temos que aprender a entender e a jogar com a realidade é isso que a Lista N propõe!

 
Às 10:39 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Rita Morte,

Acho que a questão da agressividade, havendo ou não, já foi discutida por demais. O que peço é que se fale de forma informada, especialmente no que toca ao ex-aluno de estudos europeus; não fomos nós que entrámos em contacto com ele, mas sim ele que nos procurou, facultando o seu apoio, depois de ter tomado conhecimento do nosso programa. E como tu disseste, e tão bem, "felizemete vivemos em democracia" e a livre expressão de uma opinião é outra das suas faces.
Outro ponto muito importante é relembrar que o tempo que tivemos em conversas não foi tão extenso ao ponto de te fornecer informação suficiente para procederes a esse tipo de rápido julgamento.

É exactamente a isso que a Lista E se propõe, "discutir as nossas propostas e leva-las à consideração dos alunos de Estudos Europeus, são eles os que decidem que rumo querem para o curso".
Seja ele qual for. E ou N, desde que seja um voto esclarecido.

Sem nada mais a acrescentar,

Eunice Azevedo.

 
Às 10:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cara Rita Morte, antes de continuares a ler este meu comentário, ficas a saber que o faço num tom simpático e amigável... Estas coisas virtuais são muito boas para se conviver mas por vezes não dá para notar que emoções transmitimos e podem ocorrer erros de interpretação. Eu sei que estás ligada de qualquer forma ao PS. Não sei se é por estares habituada a certas e determinadas politiquices que vieste para aqui com este tipo de retórica. De qualquer forma, a meu ver, não a soubeste usar. E digo porquê. Sabes o que significa a palavra "demagogia" ? Se não sabes, eu elucido-te: Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. Já que falas em democracia eu simplesmente desafio-te democraticamente a dizeres onde eu ou alguém da minha lista fomos demagogos - em que argumentos. É muito giro acusar-nos de demagogia, de sermos utópicos, de mil e uma coisas, mas e que tal deixares de apontar o dedo e dizeres concretamente porque raio o somos. Eu quando fiz o meu comentário, fi-lo com o intuito de apaziguar os ânimos que se começavam a erguer nos comentários a este post e de relembrar a muita gente para que serve esta campanha. Não percebeste isso? Custa assim tanto perceber?

 
Às 3:42 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Pedro Ribeiro,
Independemente das minha funções fora da FLUL, sei separar as águas. o facto de estar ou não ligada a um partido político, nunca o escondi, é um direito que assiste a quem vive em democracia! Mas acho engraçado que tenhas pegado nesse aegumento, não sei o que tem a haver com esta campanha eleitoral, parece-m mais im argumento desesperado.
Mas ficas a saber que além de funções políticas sou também presidente da Associação de Xadrez de Santarém, e agora também vais dizer que vou por o Nesteu a jogar xadrez?!!
A vossa insistência em dizerem que vos acuso de utopias não está a ser bem sucedida até agora não vos vi a lançarem nenhuma proposta para as podermos debater, seja neste blog ou na faculdade, parece que vamos mesmo que ter k esperar pelo debate!!
Quanto à demagogia, continuo a dizerem que o são. Várias propostas vossas como a revista, o acordos com diferentes entidades todas essas vai ser impossíveis de realizar o que só mostra o quanto vocês desconhecem o Nesteu!!
Quanto ao estarem a justificar o apoio do Fábio Vieira não percebo porquê, quem conhece Nesteu, também conhece os comentários que ele deixa, para ele qualquer lista é solução contra aquelas que integram alunos do 3ºano.
Todo o vosso discurso me parece demagogo, mas os alunos irão escolher quem melhor é para gerir o Nesteu, se uma lista utópica sem conhecimento de causa do que é o Nesteu ou se uma lista que é realista e que desde o 1ºano sabe o que é o Nesteu.

 
Às 5:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Rita Morte, não achas que já chega de acusações não fundamentadas sobre a nossa lista? Dizes que somos demagogos e MAIS UMA VEZ não dizes porquê - em que argumentos o fomos? Que propostas são utópicas? Nós temos já dois acordos consumados com duas instituições importantes, que podem em muito beneficiar o prestígio do nosso curso, Rita. Estamos a trabalhar já activamente em todos os pontos que apresentámos aos nossos colegas. Todas as nossas propostas visam o melhoramento do curso e são todas perfeitamente realizáveis! Indica-me uma que não o seja... Consegues? Apenas me referi à tua ligação a um partido político pela tua retórica oca, sem substância, conversa típica de parlamento. Quero lá saber se fazes parte de um qualquer núcleo de Xadrez.
Já que fazes questão de dizer que não apresentamos propostas, dá um pulo ao blog da nossa lista ou então agarra num dos folhetos que deixámos na FLUL e repara que - pelos vistos - a nossa campanha até tem propostas e que, coincidência ou não, até são mais do que as que a tua lista apresenta.
Um último reparo: nós estamos no 2º ano de EE e tivemos já duas cadeiras de linguística, está na hora de reveres a tua ortografia e síntaxe.

 
Às 6:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Carissima Rita Morte

O meu apoio à lista E (apoio esse pessoal e individual) surge do facto das ideias deles primarem pela diferença e pela vontade.
Não me conformo com um NESTEU só de conferências e de reuniões.
Aquilo a que chamas Demagogia não é mais que um argumento fraco e falacioso perante um projecto credivel e ambicioso.
A haver desespero de alguém acho que todos nós já percebemos quem o tem.
Espero encontrar-te no Congresso Nacional da JS no Porto em Julho.
Um abraço de um socialista para uma camarada socialista,

 
Às 11:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Carissímo Camarada,
Caro Pedro Ribeiro,

Por acaso já li as propostas da Lista E e quantidade não é sinónimo de qualidade. Prefero ter propostas realizáveis do que propostas irrealizáveis. Ao contrário do que dizes, não é um qualquer núcleo de xadrez, mas sim o distrito de Santarém!
É bom saber que a vossa lista está tão incomodada com o facto de eu vos achar utópicos e demagogos, não sabia que me tinham em tão alta consideração. Dizes que o meu discurso é oco e sem substância, já olhaste bem para o teu?
Até agora não te vi a utilizar nenhuma proposta para responderes aquilo que aqui escrevo.
Mas enfim penso que mais baixo do que irem buscar as minha ligações a um partido, isto não chega, é o que acontece quando não escondemos a nossa filiação e as nossas ideias políticas.
Os erros que aqui nada têm a haver com o facto de saber ou não escrever, mas simplesmente porque não preparo os meus comentários, num qualquer processador de texto, respondo-te em cinco minutos no máximo, já que os teus argumentos são de tal desespero, que volto a dizer, até as minhas ligações fora da FLUL as foste utilizar.
Pelo vistos vou mesmo ter que te enfrentar no debate.
Com os melhores cumprimentos de boa campanha.
Fv, sim no congresso nacional lá estarei, desejo conhecer quem mesmo depois de acabar o curso continua tão interessado no Nesteu.
Até Julho!

 
Às 12:00 da manhã , Blogger Ana Pata disse...

Caro Pedro Ribeiro,

As nossas acusaçoes tem fundamento.Tens duvidas?VAI AO DEBATE e veras em que pontos foram utopicos e demagogos.

Ainda nao foram eleitos e ja estao a fazer acordos?Se queres o meu comentario, VAI AO DEBATE!!!

Consigo indicar-te varios pontos do vosso programa que nao sao realizaveis. Queres saber quais sao?VAI AO DEBATE

Quanto a questao da quantidade,nem sempre mais e melhor e neste caso nao e de certeza. Queres saber porque?VAI AO DEBATE

Relativamente a sintaxe, isto e um blogue!!!Nao estamos a fazer um teste e acho que devias prestar mais atençao ao conteudo do que aos erros. Na internet escrevo sem acentuaçao. Tambem me vais repreender?

Por ultimo, sim a Rita e socialista. Porem eu chamei-a para a lista pela pessoa que ela e, e nao pela conotaçao politica.

Mas se tens algo contra pessoas que assumem publicamente as suas escolhas politicas, falas pessoalmente com ela, porque, para mim, ser socialista ou comunista ou fascista, no NESTEU e igual!

Aquele abraço para a Lista E e para todos os estudantes de Estudos Europeus e cumprimentos continentais para o fv.

DEBATE NO DIA 23 AS 14.30 NA SALA 7.1!!!Apareçam

 
Às 12:11 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Mais do mesmo Rita... Mais do mesmo. E sim, incomoda-me. Fazes parte da direcção da Lista N e por isso é natural que me preocupe com as propostas (venham elas)/argumentos que possas apresentar. O meu discurso é oco? Eu apenas comecei por tentar apaziguar os ânimos entre estes comentários mas pelos vistos isso caiu-te mal. Parece que teimas em não elevar o discurso a patamares saudáveis e que demonstrem bem o que as nossas listas apresentem e, para não me acusares mais uma vez falsamente de demagogia, eu venho aqui finalmente mostrar-te o porquê de a nossa lista não ser utópica nem demagoga. Espero que depois disto, FINALMENTE, consigas perceber o ridículo que foi começarem a apelidar-nos de sonhadores e demagogos.
1ª proposta que apresento: a realização de um inquérito aos alunos de EE, a curto prazo, sobre as licenciaturas e mestrados - sonho? porquê?
2ª proposta que apresento: Recepção aos novos alunos da licenciatura - criação de um guia de curso a ser entregue aos alunos no acto da inscrição. Demagogia? Utopia? Porquê?
3ª proposta que apresento: Criação de um centro de Estudos com vista à investigação e à produção de trabalho intelectual dentro da nossa licenciatura. Continuo a não discernir onde se encontra a demagogia no meio disto tudo;
4ª proposta que apresento: Colaboração com entidades - proposta que já está neste momento a ser bastante desenvolvida -, nomeadamente escolas secundárias e outras instituições de ensino; utopia? não, REALIDADE (curiosamente)
5ª proposta que apresento: Espaço na Internet - criação de um fórum com vista a fomentar a interacção entre alunos. Sonho? Utopia? porquê? Será complicado? Não é, garanto-te, estive no IST e posso fazer-te um para ti em 5 minutos se quiseres :)
6ª proposta que apresento: Estudos Europeus na biblioteca - melhoramento da secção que abarca temáticas europeias. Continuo a não perceber, e volto a insistir, porque é que somos sonhadores neste ponto...
7ª proposta que apresento: Estágios! Um dos calcanhares de Aquiles do nosso curso. Temos que celebrar acordos com o SOIP com vista à criação de protocolos com empresas nacionais e multinacionais - não é utopia, não é sonho, dá trabalho e requer contactos QUE A NOSSA LISTA TEM.
8ª proposta que apresento: Criação do Departamento através de negociações junto do Conselho Directivo da FLUL e da Comissão Executiva de Estudos Europeus. Vai dar trabalho, é certo, mas não temos medo disso. Vai ser uma "batalha" que teremos que vencer. É fundamental para o curso e estranha-me ver a tua Lista N tão distante desta nossa opinião. Sonho? Utopia? NÃO!
9ª proposta: A Revista NESTEU. Uma publicação periódica e regular com vista a um serviço de "montra" aos alunos de Estudos Europeus.
E há mais propostas... Há mais... Todas cumpríveis.
Compreendes agora a minha irritação pelas acusações FALSAS de demagogia? Não andamos aqui a enganar ninguém. Não andamos aqui a brincar. Não andamos aqui com conversa barata. Nós apresentamos propostas.
Cumprimentos
Pedro Ribeiro

 
Às 12:16 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Eu vou ao debate, não se preocupem. Terei todo o gosto em ouvi-las.

 
Às 12:54 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"(...)para mim, ser socialista ou comunista ou fascista, no NESTEU e igual!"

Hahahahahaha... tragam o Salazar de volta... vota N!

 
Às 2:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns Lista E por quererem mais para Estudos Europeus.
Acredito serem perfeitamente exequíveis as vossas propostas e acredito que continuarão a trabalhar para isso.

Bem hajam!

Aluno 3º ano EE

 
Às 3:04 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Concordo com este último anónimo...e, Pata, realmente o teu texto não peca pela falta de pontuação... mas pelo excesso da falta de conteúdo...queres saber porquê? VAI AO DEBATE...

Estou nesta faculdade há algum tempo, conheço imensa gente de EE...e conheci o FV.
atençao a quem nao o conhece...há por aí muita inveja...e esses invejosos tentam minar-vos a cabeça... FV pode ter defeitos, mas nenhum de nós é perfeito... pode não ter dado a conhecer muito o NESTEU, mas deu-lhe o impulso e reactivou-o...e, nessa altura, houve gente da actual direcção (que infelizmente também conheci na altura) que não quis criar uma lista de oposição à do FV...
deixo-vos a pensar nisto... porque tudo na vida e neste tipo de histórias tem um "backgroud" enorme e não se deve falar ou discutir as coisas sem saber do que se fala.

 
Às 9:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caros colegas de E.E,

Estive por aqui a passear e a ler estes comentários pobres de conteúdo, onde a única coisa que parece contar é deitar a baixo os membros das listas e não as ideias e propostas. Será este blog um tapete vermelho no qual as pseudo-vedetas disputam a atenção?

Sou colega da maioria de vocês...e acho estas presidenciais uma perfeita tolice...penso que seria melhor haver a tal cooperação de que tão bem fala a lista E. Mas deixem-me ser franca, são apenas palavras bonitas, porque os membros da vossa lista são pouco dados a cooperações. E não estou a inventar nada...esta escrito preto no branco no vosso blog : “...já temos uma boa comunicação entre nós desde o início do curso, e não quisemos acrescentar pessoas desnecessariamente”. Mas cada um faz a sua interpretação, e esta é a minha. Claro que defendem que de seguida irão “…integrar sempre alunos de Estudos Europeus nas nossas actividades”. Palavras sabias, sim senhor, para quem quer ganhar uma campanha!

Neste momento, a lista que parece estar mais empenhada na cooperação é a lista N, há alunos dos três anos da licenciatura. E não só pessoas com as quais se tem uma “ligação especial” desde o inicio do curso...

Não sou de nenhuma lista como já o referi...apenas quis vir dar a minha opinião.

As propostas de ambas as listas são muito “aliciantes” estou ansiosa pelo debate para saber, enfim, quais são as realistas e quais são as utópicas.!!!

Abraços europeus

AR

 
Às 3:32 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

A lista N peca pelas propostas pobres e mal apresentadas. Da falta de objectivos ao mau português.

A nova proposta dos estágios através do DaVinci não tem absolutamente nada de vosso. É, na verdade, iniciativa do próprio coordenador do programa que falou sobre isso na aula de PCSUE. Que falta de originalidade, meus caros.

Estas presidenciais não me parecem mal de todo. É através do confronto de ideias que conseguiremos mais para EE. No entanto, concordo com o conceito de cooperação entre listas e alunos e acho que deve mesmo ser tido em conta quando forem eleitos.

Apesar da considerar que a lista E tem futuro, deixo a minha decisão em aberto. Esperemos pelo debate.

Não nos desiludam, como tem acontecido frequentemente neste blog.

 
Às 3:09 da manhã , Blogger Unknown disse...

Pelo que tenho visto, sem dúvida nunca um texto proferido por um aluno gerou tanta confusão. Pelo seu autor, pela sua ideia e pelo debate de ideias (demagogas, pedagogas, ocas, banais, utópicas, confusas, difusas, digam o que disserem mas são ideias) das duas listas.

Creio que não é demais salientar que, fora a leviandade de alguns assuntos e a falta de educação noutros, até sem tentado discutir alguma coisa.

Espero que, no debate, tais temas voltem a ser focados e principalmente, esclarecidos sobre alguns dos projectos das duas listas.

Certo é que, independentemente de quem ganhe, os vencedores sejam os alunos. Porque, por alguns assuntos na faculdade, nem sempre saímos a ganhar (propinas, exames de melhoria, etc...).

Abraço a todos e boa sorte a todos nesta fase de exames (que bem precisamos às vezes).

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial