quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O que diz a BJORK da crise


After financial meltdown, now it´s smeltown *

"The men who made Iceland go cap in hand to the IMF are now bent on ruining its landscape"
- Os homens que, de chapéu na mão, fizeram a Islândia pedir financiamento ao FMI estão agora determinados em destruir a sua paisagem.

"What makes people furious is that those responsible for putting Icelanders in this situation are now the ones trying to get us out of it. Many here want those in charge to resign and allow others to tidy up after them. Most criticism is aimed at Davíð Oddsson, who made himself chairman of the central bank after 19 years as Mayor of Reykjavík and then 13 years as Prime Minister. A crowd is gathering in downtown Reykjavik once a week to demand his resignation."(...)

in financial times online


* Depois da fusão financeira vem agora a fusão "alumineira" *

artigo completo:
http://www.timesonline.co.uk/tol/comment/columnists/guest_contributors/article5026175.ece

Etiquetas: , ,

8 Comentários:

Às 11:02 da tarde , Blogger Unidos na Diversidade disse...

"Poderias ter deixado uma ligação para o artigo... e ter escolhido uma imagem melhor da Björk.

De resto, parece-me uma atitude bastante... "no meu quintal, não!" da parte dela."
- estava assinado como "anónimo do meio dia e qualquer coisa"

 
Às 3:08 da tarde , Blogger Rita Matos disse...

A Islândia vivia numa bolha de sucesso...toda a riqueza que aparentava não era resultado de políticas sociais e económicas era antes resultado de empréstimos sucessivos(da Rússia,por exemplo).Esses empréstimos foram escasseando e a Islândia chega agora à bancarrota,pois não tem na sua base uma política económica sólida.E concerteza que esse senhor teve mts culpas no cartório!Melhores dias virão....

 
Às 1:33 da tarde , Blogger Unknown disse...

Creio que disseste uma coisa muito fundamental para a compreensão do estado da Islândia, Rita. Citando-te, também acho que o "resultado de empréstimos sucessivos" leva a este tipo de situações. Financiamentos mal geridos geram falências e bancarrota. Não creio é que a Islândia consiga ser suportada financeiramente pela UE; não que a UE não tenha dispositivos para isso,mas porque a própria UE também não se encontra bem economicamente. à semelhança de outros países, temo que a Islândia possa ser objectivo de investimento de países do Médio e Extremo Oriente.

 
Às 5:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Já ficou a Björk mais favorecida, desta assentada!

 
Às 11:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

é bom o blog estar a ganhar vida outra vez! Espero que esteja tudo bem com voçês!

Já viram como as coisas mudam? Os exemplos de sucesso que nos apresentavam nas aulas estão todos a passar de moda... A Irlanda parece que afinal não estava tão bem como pintavam e o modelo que seguia parece agora ser mais um "castelo de areia", a Islândia entrou em Bancarrota com o FMI a tomar conta da situação... A Ucrânia também recebeu 16,5 mil milhões de dólares para aguentar o sistema financeiro ucraniano a funcionar..
Portanto, face a tudo isto a Bjork está preocupada, não só com a crise mas com o ambiente. É nestas alturas que se fazem coisas "para salvar a economia" impossíveis de fazer anteriormente. (As tais indústrias de tranformação de alumínio sao o exemplo que ela dá...)
Mais um sinal de alarme para o planeta é o facto do preço do petróleo estar a cair a pique, e tal como nos ensinaram, quando isto acontece... bye bye renováveis!

cumprimentos a todos!
Hugo

p-s: anónimo das 17:37 ainda bem que gostaste pois fartei-me de procurar ! mas a bjork é sempre engraçada!

 
Às 1:54 da tarde , Blogger Unknown disse...

Hugo, parece que tem de ser um de nós a ter umas ideias luminosas para dispararmos sobre esta crise. As ideias "maravilhosas" de sucesso já estão no desuso; até ao ponto de termos um ministro a falar bastante mal (e com razão) de uma instituição , FMI que, supostamente, deveria ajudar nestas alturas.

 
Às 1:30 da tarde , Blogger Unidos na Diversidade disse...

Pois o raio da ilha está mesmo a afundar... viram nas notícias hoje as manifestações?
h.

 
Às 8:40 da tarde , Blogger Sara Rodrigues disse...

lol, vi a cenas das manifestações...as coisas mudam MESMO.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial