quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Europeana - Biblioteca Multimédia da Europa

Apartir de hoje está acessível ao público de todo o Mundo, a Biblioteca Multimédia online da Europa com mais de dois milhões de obras dos 27 Estados membros e à qual a comissão deu o nome de "Europeana - Pensar Cultura".
Nesta nova maravilha temos acesso a livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes, fornecido por mais de 1000 organizações de toda a Europa.
A Comissão Europeia espera que "em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".(http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350663)
Eu já fiz o meu registo (o que demorou um bocadinho...) e já fiz a minha primeira pesquisa e nem sei bem porquê a primeira coisa que pesquisei foram os Lusíadas. Entre ilustrações e pinturas, encontrei os Lusíadas propriamente ditos e textos que invocam ou fazem paródia a Luís de Camões...
Há um pequeno senão preparem-se para verem muita vezes escrita esta pequena frase: "Massive use is slowing europeana down. We are working on it... please come back later."

Etiquetas: , ,

3 Comentários:

Às 5:44 da tarde , Anonymous fv disse...

"A Europeana é um sucesso e também um flop
O projecto de digitalização de livros da União Europeia não resistiu a tanta procura. Um dia depois de ser lançada, a Europeana ficou offline, reabrindo só em Dezembro.


Uma mensagem de erro contempla os visitantes: «A página da Europeana está temporariamente inacessível, devido ao excessivo interesse demonstrado após o seu lançamento (dez milhões de cliques por hora)». Os responsáveis prometem uma versão mais robusta, que aguente a procura, para meados de Dezembro.

A directora da “e-biblioteca”, Jill Cousins, diz que a Europeana distingue-se da pesquisa de livros do Google, pois as suas fontes são credíveis, noticia a PC Pro.

A Europeana contém dois milhões de obras provenientes de mil instituições europeias, como bibliotecas nacionais ou outras instituições.

O objectivo dos autores do projecto é que, em 2010, a biblioteca digital albergue mais de dez milhões de obras."

in http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/1000428.html

 
Às 5:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

The Europeana site is temporarily not accessible due to overwhelming interest after its launch (10 million hits per hour).

We are doing our utmost to reopen Europeana in a more robust version as soon as possible.

We will be back by mid-December.

For a preview on Europeana and further information.


Que página brutal! tão brutal que foi abaixo!

 
Às 2:30 da tarde , Blogger Nuno Fernandes disse...

Esta página, de facto, deve ter sido uma coisa mesmo fantástica. Mas admira-me que não tenham previsto o seu uso excessivo. Agora, só lá para o meio de Dezembro é que vamos ver isto operacional. De qualquer modo, segundo opiniões que recolhi, a página estava bem estruturada e com boas informações. Certamente será uma boa ferramenta de trabalho.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial