quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PE vota limitação da semana laboral a 48 horas

Parlamento Europeu vota limitação da semana laboral a 48 horas

«Maioria de 421 votos contra 273, e 11 abstenções.

O Parlamento Europeu votou hoje pela proibição das jornadas semanais de trabalho superiores a 48 horas, desencadeando um confronto com os Estados-membros da UE e as empresas – que querem alargar o limite para as 65 horas –, rejeitando a proposta de lei sobre o tempo de trabalho acordada entre os ministros do Emprego dos 27.»

(17.12.2008 - 11h44 Lusa, Reuters, PÚBLICO)

Ler mais em: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1353373

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

"Tratado de Lisboa: 27 chegam a acordo de princípio para repetição de referendo na Irlanda

Os países europeus chegaram hoje a um acordo de princípio que prevê que a Irlanda realize um novo referendo sobre o Tratado de Lisboa até ao final de Novembro de 2009. O acordo foi conseguido no primeiro dia da cimeira da UE que se realiza hoje e amanhã em Bruxelas."

in: JORNAL PÚBLICO - 11.12.2008 (http://www.publico.clix.pt/)

Para saber mais: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352778&idCanal=11

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Conferência - A Cimeira Europa África

sábado, 6 de dezembro de 2008

Conferência Internacional: Crédito à Exportação

(Clique para Aumentar)
Informação disponibilizada via email por: Vânia Rodrigues

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Intercâmbio com Estudantes de Utrecht - inscrições abertas

A rede Erasmus&Erasmus da Universidade de Lisboa iniciou a preparação logística do intercâmbio que se irá realizar com estudantes de Utrecht, Holanda.
Estão portanto abertas as inscrições a todos os estudantes da Universidade de Lisboa!
Primeiramente virão para Lisboa (de 23 a 30 de Janeiro de 2009) os estudantes Holandeses e nós iremos para Utrecht no mês de Maio (data em definição).
A UL iniciou uma fase de abertura e apoio à internacionalização e a Erasmus&Erasmus é a rede de estudantes que trabalhará, a par da mesma, com esse fim.
Os programas detalhados (agendas) serão entregues aos estudantes seleccionados, no entanto delimitam-se no espírito do conhecimento da outra Cultura, Educação, Sociedade: vivência diária com o/a companheiro/a de intercâmbio, acompanhamento de algumas aulas na Universidade do partner de intercâmbio, visitas a museus/cidades significativas/entidades, actividades de grupo (desportivas, culturais, festas)...
É uma óptima oportunidade de internacionalização sobretudo para quem gostaria de entrar num programa de mobilidade mas que prefira um "mini" erasmus - há quem não possa/queira estar seis ou nove meses fora.
Portanto, os seguintes dados deve ser enviados à Erasmus&Erasmus para que seja feita a selecção:
  • Nome
  • Apelido
  • Data de Nascimento
  • Naturalidade
  • Tipo de habitação em Lisboa (com os pais, numa residência, em apartamento sozinho/acompanhado)
  • Curso
  • Faculdade
  • Ano de Curso
  • Razões pelas quais gostaria de ingressar no Programa de Intercâmbio
  • Outras internacionalizações que já tenha tido (viagens, programas académicos, cursos de línguas, programas de mobilidade...)
O mail da Erasmus&Erasmus é info.estudantes.students@campus.ul.pt e o contacto deve ser feito para Cátia Afonso.
Ainda não existe uma data limite de inscrição, mas será anunciada em breve.
Os alunos serão seleccionados dentro de duas semanas.
Até breve,
Cátia Afonso
(Comissão Instaladora da Erasmus&Erasmus).

Etiquetas:

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

União Europeia cria prémio de literatura para novos talentos

A União Europeia vai lançar um novo prémio europeu de literatura contemporânea. O objectivo é promover os novos talentos e divulgar as suas obras fora dos seus países de origem. A primeira edição do galardão será em 2009.O novo prémio europeu será composto por um galardão para premiar "talentos emergentes" no campo da literatura contemporânea (ficção) de cada um dos países participantes, em 2009, 2010 e 2011, respectivamente.O galardão tem por objectivo "pôr em destaque a criatividade e a grande diversidade da literatura contemporânea europeia, promover uma maior circulação da literatura na Europa e incentivar um maior interesse por obras literárias de outros Estados-membros", explica o executivo comunitário em comunicado de imprensa.A primeira edição do prémio será atribuído no Outono de 2009, estando um consórcio composto pela Federação Europeia Livreiros, o Congresso de Escritores e a Federação dos Editores Europeus a organizar o processo de selecção e de adjudicação da cerimónia de entrega do novo galardão.

fonte-02.12.2008 - 13h39 Lusa

União Europeia chega a acordo sobre redução de emissões de carros novos

A União Europeia chegou hoje a acordo para obrigar os fabricantes de automóveis a reduzirem as emissões de dióxido de carbono das suas viaturas novas a partir de 2012, sob pena de serem multados. O compromisso, que faz parte dos esforços europeus para combater as alterações climáticas, foi acordado após negociações que demoraram meses entre os 27 países da União, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.O acordo prevê obrigar os fabricantes a reduzirem as emissões para as 130 gramas por quilómetro no período 2012-2015, com penalizações progressivas em caso de incumprimento. Em 2005, as 159 gramas eram o objectivo. O acordo, pouco depois de ter sido alcançado, foi denunciado pelos Verdes no Parlamento Europeu e pela organização ambientalista Greenpeace como um recuo.A ideia original da Comissão Europeia de atingir as 130 gramas por quilómetro já em 2012 foi muito criticada pela indústria automóvel que atravessa uma grave crise, com reduções drásticas na venda e que têm obrigado a algumas paragens na produção. Assim, o objectivo final – menos ambicioso – passa para que 65 por cento dos veículos novos construídos em 2012 estejam em conformidade com os valores aprovados. Em 2013 pretende-se atingir os 75 por cento, até se chegar aos cem por cento.No entanto, este atraso de três anos nos objectivos iniciais será compensado com o propósito de em 2020 95 por cento dos carros novos emitirem apenas 95 gramas por quilómetro.Falta agora o aval por parte dos Estados e dos eurodeputados para a formalização do acordo. Contudo, de acordo com alguns negociadores citados pela AFP sabe-se que Itália e Alemanha foram os dois países que mais defenderam os seus interesses pessoais na indústria automóvel, ao longo das conversações.As sanções para os incumpridores serão também sucessivas e de acordo com o volume da sua frota. De momento prevê-se que o produtor tenha de pagar 95 euros por emissões superiores em três gramas ao estipulado, cinco euros se for superior em um, 15 em dois, e 25 em três.

fonte-01.12.2008 - 22h07 AFP, PÚBLICO

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Paul-Henri Spaak

Um vídeo sobre umas das personagens mais importantes da história da União Europeia:

http://www.europarltv.europa.eu/youngEurope.aspx?action=viewVideo&packageId=c33d314b-7b72-4ca4-af8e-c787377bf3ac

"Motivated by his experience of the Nazi invasion in his native Belgium, this politician became a driving force during the early years of European unification and one of the internationally most renowned and respected politicians from this war-torn continent."

[Vídeo enviado por Nuno Fernandes]

Etiquetas: ,