segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PE aprova instrumento para ajudar desempregados a criar microempresas

"O Parlamento Europeu deu luz verde à criação de um instrumento de microfinanciamento europeu para o emprego, que visa dar aos desempregados a oportunidade de um novo começo e abrir caminho ao empreendedorismo. Este instrumento, que estará operacional em inícios de 2010, é destinado às pessoas que querem começar ou desenvolver uma microempresa, ou seja, uma empresa que emprega menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios anual ou o total do balanço anual não excede 2 milhões de euros.

O novo instrumento de microfinanciamento europeu "Progress" para o emprego e a inclusão social visa aumentar o acesso e a disponibilidade de microcrédito, a fim de dar resposta à elevada procura das categorias mais necessitadas neste período de crise.

As pessoas que perderam o seu emprego, estão em risco de o perder ou têm dificuldades em ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, as que enfrentam a ameaça de exclusão social ou pessoas vulneráveis, que têm dificuldades em aceder ao mercado de crédito "convencional" mas que pretendem criar ou desenvolver a sua microempresa, podem beneficiar deste novo instrumento europeu a partir de inícios de 2010 até ao final de 2013.

Por "microcrédito" entende-se empréstimos inferiores a 25 mil euros.

Beneficiários e gestão

O instrumento destina-se a entidades públicas e privadas estabelecidas a nível nacional, regional e local nos Estados-Membros da UE que concedem microcrédito a particulares e a microempresas. Este instrumento disponibilizará 100 milhões de euros nos próximos quatro anos através de uma gestão conjunta com o Grupo BEI (Banco Europeu de Investimento e Fundo Europeu de Investimento).
O relatório da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do PE, elaborado pela eurodeputada socialista húngara Kinga Göncz, foi aprovado em plenário por 516 votos a favor, 82 contra e 4 abstenções."

in europarl.europa
15-12-2009
13:22

Etiquetas:

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Agostinho´s da Silva Masterclass

Para relembrar este grande pensador Português.
Um Professor.



Inclui referências à Europa - 2min:05

Etiquetas:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Luís Amado nos preparativos da Presidência espanhola

"UE:

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, encontra-se hoje em Madrid a fim de participar no jantar de preparação da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia, que contará também com a presença dos seus homólogos da Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Itália, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Suécia e ainda da Alta Representante Catherine Ashton e da Comissária Benita Ferrero-Waldner.
O jantar, oferecido pelo Ministro dos Assuntos Exteriores e da Cooperação, Miguel Angelo Moratinos, realiza-se no Palácio Viana.
Recorde-se que, no primeiro semestre de 2010, será a quarta vez que a Espanha assumirá a Presidência do Conselho da União Europeia (depois de 1989,1995 e 2002), num momento estratégico que será marcado pelas mudanças associadas à entrada em vigor do Tratado de Lisboa . "

Sentido das Letras / Copyright 2008 - 12/2/2009 9:01 PM

Etiquetas: ,

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TRaTadO de LISBOA

Foi ontem, com grande pompa e circunstância (e nenhum cidadão) que entrou em vigor o Tratado de Lisboa.

Quando fôr possível vamos fazer uma notícia completa sobre este acontecimento.

Aguardamos as vossas opiniões.

post por: Hugo Mendes

Etiquetas: