sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escola de Verão em Direitos Humanos e Bem Estar - ISCTE-IUL - 27 Junho a 1 de Julho

"A Escola de Ciências Sociais e Humanas organiza esta Escola de Verão em Direitos Humanos e Bem-Estar para facilitar o diálogo entre os profissionais da academia e do terreno que trabalham para a melhoria dos direitos humanos e para promover este tema como uma área de pesquisa. A Escola de Verão permitirá espaço e tempo para desenvolver pensamento crítico sobre diferentes dimensões da relação entre os Direitos Humanos e o Bem-estar.

O conceito de Bem-estar tem tido um grande desenvolvimento na pesquisa nos últimos anos. No entanto, a maioria da produção científica neste domínio tem sido realizada pela psicologia, muito ligado a uma visão do bem-estar numa perspectiva hedónica, ocidental e individualista, que tem encontrado eco nas perspectivas económicas de mainstream (uma vez que os indicadores nacionais de bem-estar subjectivo se correlacionam bem com o PIB).
Nos últimos anos têm-se avolumado as críticas a esta perspectiva, quer dentro da própria psicologia de outras ciências sociais que complexificam o conceito de bem-estar as suas dimensões sociais e salientam a variação inter-cultural do seu significado. Colocando-nos claramente nesta última perspectiva, pretendemos nesta Escola de Verão focar as ligações do bem-estar ao conceito de Direitos Humanos. A abordagem que propomos dos direitos humanos é alargada, incluindo tanto os direitos cívicos como os direitos económicos, abrindo por isso um amplo campo de reflexão inter-disciplinar.

Esta Escola de Verão, pretende ser um espaço de convergência:

- interdisciplinar – e nesse sentido inclui contributos da Antropologia, Ciência Política, Direito, Economia, Estudos de Desenvolvimento, Psicologia;

- internacional - a escola inclui docentes de diversos países Europeus e será ministrada em inglês;

- com a prática da defesa dos direitos humanos - envolvendo diversas organizações não governamentais que trabalham na luta contra a exclusão social nas suas diversas formas.

Procura-se ainda que este espaço de convergência dê origem a projectos comuns e interdisciplinares de investigação e de formação pós graduada neste domínio."




Para mais informações:

http://www.iscte-iul.pt/cursos/outros/direitoshumanos/candidaturas.aspx

http://www.iscte-iul.pt/cursos/outros/direitoshumanos/calendario.aspx

http://www.iscte-iul.pt/cursos/outros/direitoshumanos/conferencistas.aspx

http://www.iscte-iul.pt/cursos/outros/direitoshumanos/plano_estudos.aspx

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial