sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escola de Verão 2011: ICS

"III Escola de Verão sobre Métodos Avançados de Análise de Dados em Ciências Sociais

26 – 29 de Julho de 2011
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Programa de Investigação “Atitudes Sociais dos Portugueses”
Programa de Estudos Pós-Graduados

As Escolas de Verão, criadas numa perspectiva de valorização curricular e de formação científica continuada, destinam-se aos estudantes de pós-graduação, investigadores e docentes universitários e aos quadros da administração pública que desejem valorizar os seus percursos académicos, científicos e profissionais.
O sucesso das edições anteriores desta Escola de Verão reflecte o esforço e a disponibilidade do ICS para organizar programas de formação e actualização que têm implicado a utilização de técnicas e instrumentos de pesquisa de âmbito quantitativo e qualitativo que visem a melhoria da investigação e produção científica nos diversos domínios das ciências sociais.

A 3ª Escola de Verão sobre Métodos Avançados de Análise de Dados oferece este ano dois módulos com uma forte componente prática nos quais os participantes terão a oportunidade de iniciar a sua aprendizagem em Modelos de Equações Estruturais ou Análise Multinível. Os participantes deverão, portanto, optar por um destes módulos.


MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
Cícero Roberto Pereira
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Horário: 9.30h ás 17.30h

Este módulo será dedicado ao teste de modelos de medida e de modelos estruturais envolvendo variáveis latentes e observáveis. Será dada atenção especial à Análise Multigrupo para o teste da equivalência de modelos analíticos em diferentes países. As análises serão realizadas no AMOS (Analysis of Moment Structures).


ANÁLISE MULTINÍVEL
Hermann Dülmer
Universidade de Colónia

Horário: 9.30h ás 17.30h

Este módulo será dedicado à análise do efeito de variáveis de natureza individual (Nível 1) e contextual (Nível 2) bem como do efeito de interacção multinível nas atitudes e comportamentos sociais. As análises serão realizadas no Hierarchical Linear and Nonlinear Modeling (HLM).

Candidaturas e Inscrições
Informação adicional poderá ser obtida no Gabinete de Estudos Pós-Graduados (posgraduacao@ics.ul.pt) ou no site e das Atitudes Sociais dos Portugueses (www.atitudessociais.org)

Em cada módulo serão aceites 20 participantes.

A inscrição tem o valor de €150.00 (cento e cinquenta euros) por participante.

Os participantes deverão levar um computador portátil para as sessões de trabalho.

Comissão organizadora
Cícero Roberto Pereira, ICS-UL
Alice Ramos, ICS-UL"

in http://www.ics.ul.pt/posgraduacao/escolasdeverao.php?id=1

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial