quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Esclarecimentos do NESTEU:

Um Ministro dos Negócios Estrangeiros é o responsável pela formulação, coordenação e execução de políticas externas. Este alto representante da união para relações externas e a política de segurança (que irá também acumular o cargo de vice-presidente da comissão europeia), vai comandar toda a acção externa da união. Quer isto dizer que a partir da assinatura do novo tratado, Tratado de Lisboa no dia 13 do corrente mês, tudo o que tenha a ver com políticas externas passará pelo gabinete do alto representante. Se isto não é um MNE camuflado então o que é? O seu nome apenas teve de ser alterado devido à relutância do Reino Unido em aceitar um MNE da União Europeia. Esta alteração foi sugerida pelos nossos vizinhos espanhóis (por Zapatero, durante um almoço informal) e não teve qualquer oposição. Em suma, apenas muda o nome, as funções serão as mesmas que a de um ministro dos negócios estrangeiros.

Quanto ao debate este não se irá realizar não só devido à tua desistencia mas também porque não encontramos nenhum especialista disposto a falar sobre o assunto. Como estamos numa de citações vou colocar a resposta de um dos peritos convidados :" Duvido que existam quatro pessoas no mundo inteiro que percebam o novo tratado reformador".

Cumprimentos
Ana Pata (Membro da Direcção do NESTEU)

3 Comentários:

Às 4:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Teve de ser uma mulher a defender a honra da casa.
Não há uma politica externa comum na UE, não há legitimidade política internacional deste interlocutor, não existem todas as condições necessárias para ser comparavel a um MNE de um Estado-Membro, nem existe peso político efectivo.
Isto está presente, preto no branco no Tratado, vocês insistem em mandar petardos sem sequer se basearem naquilo que é Lei!
Em relação ao perito, acredito que haja dezenas de pessoas que entendem o Tratado: aqueles que o indicaram, aqueles que o redigiram, aqueles que o discutiram e inumeras pessoas que se interessam por esta temática.
Mas acho muito bem que o Nesteu assuma a sua posição. É pena que a posição seja reveladora que os inumeros artigos que fazem questao de renovar todas as semanas no placard, não tragam novidade e esclarecimento aos espiritos dos que por lá passam.

 
Às 2:31 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

FV consulta aí o que deixei lá sobre as o comércio de armas no mundo. Ou os gráficos sobre o petroleo que foram parar ao placar de ambiente por magia...

Um gajo tenta pôr informaçao nova mas parece que nao há interesse.

A justificação deve ser não falarem inglês ou estrangeiro!

Quanto a esse suposto Min.Neg.Est. nem comento... mas acho que a discussão quando séria só faz bem.

Cumprimentos a tds

 
Às 3:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Hugo

Sempre esse espirito conciliador.
Gostava que tivesses escrito alguma coisa sobre isto e que tivesses tomado posição publicamente.
Sei que esta situação foi causa de mau estar para o Nesteu que houve discussao, e que até o Nuno apanhou por tabela por ter publicado o meu post.
Sei que tu és coerente, por isso não percebo a posição do nesteu em tentar silenciar isto: a apagarem coments, a colocarem posts sem interesse para tirarem outros de destaque.
Este coment não viola nenhuma das regras que imposeram no blog de EE (e nao no blog do nesteu, apesar de ser gerido pelo mesmo), tal como outros coments que coloquei e apagaram.
Pelo menos isto servio para clarificar as coisas e perceber quem faz o que.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial