sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sobre o segundo dia de Comemorações…

Mais uma vez venho aqui fazer um pequeno balanço da sessão...

No segundo dia de conferências tivemos talvez o painel de convidados mais especial destas nossas comemorações, com a participação institucional da Dra. Margarida Marques, do generoso Dr. Miguel Portas e do hilariante Dr. Eduardo Vera-Cruz.

Na prestação da Dra. Margarida Marques tivemos uma visão altamente oficializada das relações entre a Europa e os emigrantes e durante cerca de 30 minutos fomos brindados com o mais puro "Europês" oficial das instituições europeias.

Já o Dr. Miguel Portas trouxe-nos a "Europa Real", aquela que não está presente nos tratados nem em poemas deslumbrantes sobre a Europa, mas que está encoberta no nosso dia-a-dia.

Na sua abordagem foi visível a situação miserável dos emigrantes da "nossa Europa" nos cerca de 200 centros de detenção europeus, alguns dos quais sem as condições mínimas básicas de sobrevivência. Miguel Portas falou-nos também sem embelezamentos em "brancos" e "pretos", e na fome incessante dos europeus nos brancos altos e louros qualificados (Leste) e da recusa dos pretos (África) a não ser que estes tivessem qualificações e fossem de bom trato.

Na sua abordagem foi visível também os "acordos de readmissão" camuflados em autênticos "acordos de expulsão" e na debandada dos recusados em países como a Líbia e Marrocos onde muita vezes são despejados num deserto escaldante já depois de muitos dias de fome.

«O trabalho sujo é despachado para estados não europeus!» Miguel Portas

Por fim o Dr. Eduardo Vera-Cruz, com o seu estilo inconfundível, falou-nos da sua visão destes problemas aos olhos de um "branco angolano que não percebe nada do assunto mas que adora kizomba".

Nas suas cómicas palavras foi notória a xenofobia, muitas vezes escondida na Europa e na própria África com países onde o bilhete de identidade ainda fala em "raças".
Como bom jurista falou-nos ainda de "um direito que valha a pena" e que respeite a "cultura africana e não a europeia".

«A África já foi descolonizada pela Europa mas ainda continua refém dos Árabes!» Eduardo Vera-Cruz

PS 1: Foi com um enorme prazer que deslumbrei um auditório cheio de colegas do 1º ano de Est. Europeus, prova de que o curso continua de boa saúde.

PS 2: Queria também agradecer aqui publicamente ao Dr. Miguel Portas por toda a sua simpatia e disponibilidade, pois mesmo com uma agenda apertadíssima teve a amabilidade de aceitar o nosso convite e já terminada a sessão, trocou ainda durante largos minutos algumas impressões sobre o futuro da Europa. Foi uma oportunidade bastante interessante de conhecermos os bastidores daquilo a que chamamos «Europa».

Pedro Russo

1 Comentários:

Às 12:05 da manhã , Blogger Pedro Dantas disse...

pois é, sem duvida a melhor conferência das comemorações. Seja pelo discurso aceso e realisticamente direcionado de Miguel Portas, seja pelo discurso de uma humildade hilariante de Vera-Cruz.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial