sábado, 30 de agosto de 2008

Jak se máš?* [a minha experiência na República Checa]


Parti de Portugal sem saber muito bem o que me esperava e o que me aconteceria 3 horas depois.Só sabia que era bolseira de um Curso de Verão em Olomouc (República Checa), que iria ter 4h diárias de aprendizagem de checo durante um mês, que todos os fins de semana ia ter viagens por todo o país sem que para isso tivesse que gastar dinheiro e tinha senhas de refeições. Mas,assim que cheguei rapidamente percebi como é que tudo funcionava...éramos cerca de 100 alunos de todo Mundo,cada um com diferentes níveis de aprendizagem.Durante a semana tinhamos aulas de manhã cedo (8h), um rol de actividades de tarde (conferências,palestras,workshops,cinema,...) e jantares e festa à noite.Ao fim de semana saíamos todos em autocarros para visitar lugares difrentes,dormiamos até tarde, estudávamos e passeávamos por Olomouc. Esta era a rotina da maioria...
À medida que os dias iam passando a experiência ia revelando-se cada vez mais importante e enriquecedora....eu realmente estava a aprender checo e conseguia dialogar facilmente, as pessoas que fui conhecendo de todo o mundo deitavam por terra os meus esteriótipos (e eu nem sabia que os tinha!) e aprendi tanto,mas tanto com os outros. Contudo, na última semana a estadia complicou-se quando tive que ir ao hospital com uma rotura num pé....apesar de ser cidadã de um país europeu e ter comigo o cartão de saúde europeu o processo foi extremamente burocrático. Tive cerca de 40 minutos a preencher papéis e só depois pude ser atendida. Escrevi o meu nome e os meus dados pessoais umas 5 vezes,depois pediram os dos meus pais e depois já pediam a morada do meu serviço de saúde em Portugal,....além disso,o cartão de saúde europeu não era suficiente para eles. Mas, com mais ou menos burocracia fui atendida e correctamente assistida.
O pior foi o regresso a Portugal. Estava com um pé engessado, cheia de malas e a 3h de Praga! A Escola não me ajudou e a Embaixada Portuguesa também não, tive a sorte de contar com os colegas da escola que tudo fizeram para me resolver o problema.
Apesar de tudo isto, toda a experiência valeu a pena. A República Checa é um país que aconselho...o custo de vida é idêntico ao nosso (sendo que Praga é uma cidade cara!). Os costumes são diferentes dos nossos, a história, a cultura, a comida,...só por isto vale a pena!
*Como estás?

5 Comentários:

Às 10:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grande aventura rita!!!

Depois tens de por aqui mais fotos porque candeeiros desses também temos nós por cá!

Entao quer dizer que ja falas checo como portugues?

as melhoras e obrigado por partilhares a tua experiência!

 
Às 9:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Que porreiraço Rita =)
Há que agarrar muito bem oportunidades como esta!
As melhoras! =)

 
Às 4:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

boa, rita!
experiência única! fico feliz por teres aproveitado esse mês :) ainda por cima com direito a visita ao hospital (fantastique!).

 
Às 4:03 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

anónimo:Ainda estou muito longe de falar checo como falo português,...mas espero continuar a aprender!Se ficar por Lisboa,pode ser que consiga continuar a estudar lá na faculdade.=)

anónimo e anabela:obrigada pelas melhoras!estou quase boa!

 
Às 5:32 da tarde , Blogger HugoDM disse...

o anónimo sou eu. :=)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial