quarta-feira, 28 de maio de 2008

Novo blogue sobre o AMBIENTE e Letras

Caros colegas, informo que já se encontra disponível o prometido blogue sobre a temática do ambiente e mais tarde também sobre letras. E mais tarde ainda a relação entre os dois (caso se prove existir).

http://www.ambienteletras.blogspot.com/


Dia 5 de Junho é o dia Mundial do Ambiente, ainda se está a estudar o que fazer na faculdade neste dia, mas seria bom que pelo menos individualmente, começassem a pensar no que podem fazer para inverter a situação actual. http://www.unep.org/wed/2008/english/

Talvez arranque nesse dia a campanha "APAGUEM A LUZ!!!(quando saírem da sala ou quando repararem que estão acesas lâmpadas desnecessariamente) "

Talvez se mude a campanha para algo mais curto também.

Um abraço verde,
Hugo Mendes

Etiquetas:

terça-feira, 27 de maio de 2008

Eleições para o Núcleo de Estudos Europeus (NESTEU)


As listas deverão ser enviadas para o email do Nesteu - Nesteu.flul@gmail.com

terça-feira, 13 de maio de 2008

relativamente à Benção de Finalistas...

Os estudantes finalistas que se inscreveram na Benção de Finalistas 2007/2008 têm, a partir de hoje e até sexta-feira, na AEFLUL o autocolante respectivo, fundamental para entrar no recinto . O que terão que fazer é trocar pelo papel que vos foi entregue no acto da inscrição.

Em relação a horários no dia 17: o que está estabelecido como ponto e hora de encontro é o Museu da Cidade às 8h30. [fica junto à faculdade de Cìências, no número 245] Peço que, quem se tenha inscrito, seja pontual.

Os alunos da FLUL ficarão, tal como os outros anos, situados junto da faculdade.




(com um círculo vermelho, a indicação do Museu da cidade)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Jornadas de Ciência Política - ISCSP


(Clique para ampliar)

Hoje é dia da Europa...


Eurodeputados vendem revista CAIS dedicada à União Europeia



Lisboa, 05 de Maio de 2008 – Diversos antigos e actuais eurodeputados vão vender na próxima sexta-feira, 9 de Maio, em Lisboa, a revista CAIS, de apoio aos sem-abrigo, cuja edição de Maio é totalmente dedicada à União Europeia.

A iniciativa decorrerá no Centro Cultural de Belém, a par das celebrações do Dia da Europa, durante a qual antigos e actuais deputados europeus envergarão o novo equipamento da CAIS para vender a revista, elaborada em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu (PE) e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A acção terá lugar a partir das 11:00 no Centro Cultural de Belém, paralelamente ao seminário "O Tratado de Lisboa e o Futuro da Integração Europeia", da responsabilidade das instituições europeias em Portugal e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Outros deputados europeus participarão na venda em diferentes locais do país entre 9 e 11 de Maio.
A edição dedicada à UE aborda temas diversos como os 50 anos do PE, os 22 anos de Portugal na UE, o Tratado de Lisboa e o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, através de textos, cartoons e fotografias históricas.

Também no dia 12 de Maio, vários vendedores da CAIS, estudantes, figuras públicas, músicos e representantes oficiais, estarão na Praça do Rossio, para vestir o equipamento dos vendedores e viver um dia diferente, enquanto vendedores da revista CAIS.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Associação 25 de Abril debate Tratado de Lisboa‏

Debate Tratado de Lisboa
Lisboa – 8 de Maio



A Associação 25 de Abril, em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com o Grupo de Estudos Europeus do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, organiza amanhã, dia 8 de Maio, um debate sobre o Tratado de Lisboa.

O debate decorre na sede da Associação 25 de Abril, situada na Rua da Misericórdia, nº 95, a partir das 21h30.

A sessão de abertura conta com a presença de Margarida Marques, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Coronel Vasco Gonçalves.

O debate tem como oradores o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes e os professores universitários João Ferreira do Amaral e José Manuel Pureza. O moderador é Manuel Macaísta Malheiros, membro da Rede de Informação Europeia Team Europa.

Mostra de Arte - TEXTO: "Europa Unida?"

Este texto está presente na Mostra de Arte relativa à semana da Europa, que decorre em frente às reprografias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"
Europa Unida?

Cada vez mais, sinto viver numa redoma de cristal. Não é por cada vez que ligo a televisão ou abro o jornal ver imagens de crianças estropiadas, guerra, fogo, sangue e ódio. Já há muito que esse bombardeamento me fez entrar em estado letárgico. Simplesmente, comecei a confrontar aquilo em que me querem fazer acreditar com a realidade que constato à minha volta. Falam de uma Europa unida, que vive os seus mais prósperos momentos de sempre; jovens de várias cores sorriem de mãos dadas sobre um fundo azul com estrelinhas amarelas. E, apesar de acreditar que jamais em toda a História houve tanta gente a viver tão bem, não consigo deixar de pensar que vivo uma mentira. Porque perto de mim vivem pessoas em condições insalubres, gente que foi forçada a deixar o seu país de origem para ser recebida de forma hostil num lugar ignoto. Porque o chão que brilha e piso diariamente na minha faculdade é limpo por essas pessoas; porque para eu viver tranquila e confortável, essa gente invisível tem que suar e sofrer. É uma Europa onde todos têm lugar, ou deveriam ter. Sobretudo se considerarmos que foi a apropriação desmedida e a colonialização levada a cabo pelo nosso antepassado europeu a originar a maior parte dos conflitos com que se debatem ainda hoje os ditos países sub-desenvolvidos, e que continuam a ser alimentados pela mesma Europa unida e sorridente dos cartazes. Tornámos a sua vida insustentável na sua pátria mãe; quando fogem procurando abrigo, da mesma forma que poucos anos atrás nós, portugueses, fugimos, fechamos-lhes a porta e recambiamo-los com um carimbo na testa.

Não que eu seja contra o conceito de Europa Unida, pelo contrário. Sou até a favor do Mundo Unido, do Sistema Solar, do Universo. Acredito que a pluralidade pode coexistir com a unidade. Que não precisamos de prescindir da nossa cultura no novo mundo global: podemos transformá-la em algo ainda mais rico e vibrante, sem precisarmos de nos submeter ao culto da comida de plástico e da futilidade. Nunca houve tanto espaço para tanta diversidade; penso apenas que poderíamos tirar maior partido dela. Que em vez de ficarmos sentados no sofá a ver MTV e a jogar PlayStation podemos abrir os olhos e usufruir das enormes vantagens que advêm do encontro de culturas. Que podemos sorrir a quem connosco se cruza em vez de lhe dirigir um esgar de medo ou indiferença.

Sou pela Europa Verdadeiramente Unida, não pela Aparentemente Unida. E apesar de viver segura e feliz na minha pequena redoma, luto para lhe escapar porque acredito que a vida fora dela poderá ser, apesar de muito mais atribulada, ainda melhor. "


Dânia Rodrigues, Arqueologia – FLUL

Etiquetas:

Comemorações dos 40 anos do Maio de 68

(Clique para Ampliar)