sábado, 19 de abril de 2008

After-Hours com Miguel Portas.

Terminada uma deliciosa conferência com grandes nomes do panorama político e académico português, chegou a altura de cumprimentar os convidados e ter um pequeno tête-à-tête.
Fui ao encontro do Dr. Miguel Portas e depois de ter procurado um cigarro para satisfazer os vícios do “bloquista” (até os grandes Homens têm fraquezas), iniciei uma pequena conferência after-hours que durou o tempo de uma mortalha queimar. Falámos de um assunto trivialmente europeu – a questão dos lenços, xailes, o que lhes quiserem chamar, impostos pelo Corão que estão a ser proibidos em países como o Reino Unido ou a França por estes serem de cariz religioso “não fazendo sentido num estado laico”. O que foi discutido é de pouca relevância, ainda assim é facilmente perceptível a opinião do deputado europeu devido à sua conotação de esquerda.
A última “passa” foi seguida de uma queda de chuva que precipitou o fim do diálogo e por sua vez o início de um colóquio ou tertúlia por que a nós se juntaram alguns dos meus caros colegas de Estudos Europeus. Fomos descendo escadas e atravessando corredores falando sobre o que vinha à baila. Tentei que a questão “do que é que faz de nós europeus” fosse referida, mas a distância que o irmão do bronzeado líder do PP tinha da cultura clássica europeia era assustadoramente perceptível. Todo este momento fez-me lembrar as representações que via de Aristóteles nos livros de História do secundário, aquando caminhava pela Ágora ensinando os seus discípulos (obviamente que não estou a nomear os meus colegas de discípulos de Miguel Portas, porem foi uma reflexão que me fez sorrir por breves segundos). A ausência de melodiosos violinos no discurso de Miguel Portas e a veemência com que defendeu a Europa com uma liga de interesses económicos foi fria porem tenebrosamente realista.
É de momentos como este que somos feitos. Onde enfrentamos quem ambicionamos ser, onde ficamos realmente cientes de que não passamos de “anões empoleirados nos ombros de gigantes” (B. Chartres).

Jubilosos cumprimentos.

12 Comentários:

Às 8:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A conferência não foi nada de especial, mas vá lá. Pelo menos fez alguém aperceber-se de que a Europa não é o ornamento floreado pelo qual se tenta fazer passar.

Mas é melhor pararem por aqui, senão ainda descobrem que as mulheres também têm de ir à casa de banho e que o pai natal não existe! E aí, o que seria da Europa de interesses? Pelo menos isto assim vai funcionando...

 
Às 1:12 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

o facto de o Miguel Portas ser o mentor de alguém é verdadeiramente assustador.

 
Às 3:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas que grande lavagem cerebral vai ai.
è normal pela vossa idade e recente contacto com este meio que se deixem impressionar, mas não se esqueçam o que o grupo de MIguel Portas defende no PE....

 
Às 10:02 da tarde , Blogger Pedro Dantas disse...

Não lhe chamarei um mentor, mas é alguem que admiro. Não o imagino como um líder, mas como uma voz forte (ou não)na oposição europeia e portuguesa.

Em relação à lavagem cerebral, o meu fascinio reestringe-se à meia duzia de ideais que partilho com Miguel Portas e à sua carreira como jornalista e político. Nada mais. Nada do que ele disse me soou a novo. Se sou impressionável? Provavelmente. Concerteza que advem de certa imaturidade. Se me impressiono com Miguel Portas? Nem por isso.

Já agora Fábio, sem qualquer tipo de ironia, o q é q Miguel Portas defende de condenável no PE?

Abraços

 
Às 10:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

a implosão da europa...sem qualquer tipo de ironia.

 
Às 9:27 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ribeiro de Andrade nome de pseudo-politico de algibeira routa de um qualquer ignorante que por este mundo se passeia. Uma conferencia fraca para impressionar mentes fracas! Triste Europa que espera por uma geração vazia para comandar os seus destinos! Ribeiro de Andrade vou gostar de te ver a servir cafés no Parlamento Europeu!!! Boa Sorte!!!

 
Às 11:25 da tarde , Blogger Pedro Dantas disse...

Só para dizer que li este ultimo comentário. Já me haviam avisado sobre este tipo de infantilidades. Não darei aso a mais intrigas.
O corajoso anónimo que tenha tudo de bom na vida e que chegue a presidente da Comissão.

Um grande bem haja.

 
Às 11:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu até gosto de comentários anónimos mas deste nível...

É lamentável!!

Um grande bem haja

Ribeiro de Andrade

 
Às 7:41 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ribeiro de Andrade para um "político de valor" uma Oposição de Valor, de Grande Valor! Político que se prese não teme Oposição, aprende com ela.E se acha infantilidade ter oposição às suas ideias tevo dizer-lhe que o Dr. António de Oliveira Salazar também achava, por isso a Oposição continua e ele e o símbolo que ele representa desapareceram!!!! Pense nisto amigo Ribeiro de Andrade e pense se não vale a pena ter oposição? Um Grande Bem Haja para Si também

 
Às 12:12 da manhã , Blogger Pedro Dantas disse...

Não me percebeu.
Eu recebo de bom grado qualquer critica, desde que construtiva. Sim eu sou influenciavel, mas afinal, tenho 18 anos. Estou em processo criativo e de construção. Conto com todos os meus colegas de Curso para me tornar uma melhor pessoa a nivel intelectual. Se tivesse chegado a esta idade com dogmas não seria menos "salazarista" do que você me acha.
Portanto, o que eu afirmo serem infantilidades são essas criticas e odios sem qualquer conteudo a denegrir a outra pessoa. Soa tanto a Alberto João Jardim...
Terminando e resumindo agradeço de bom grado que me critiquem, crucifiquem o que escrevo! Mas não seja mesquinho/a. Se soubesse o seu nome teria muito gosto em conversar consigo, concerteza que aprenderia imensas coisas consigo e acredite, aprenderia outras tantas comigo.

Abraço

 
Às 12:21 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Porque só opiniões com um nome por trás é que passam a ter valor, certo?

 
Às 11:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ó Ribeiro de Andrade: és um grande CROMO ! Nunca te viste ao espelho ??!! CRESCE E APARECE !!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial