sábado, 30 de maio de 2009

Núcleo de Ambiente

E parece que o Núcleo de Ambiente da FLUL voltou ao activo!Aqui fica o espaço deles http://ecoponte.blogspot.com/ !

Bons Ambientes!

Etiquetas:

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Porquê votar nas eleições europeias?


Para os cépticos, "desinformados" ou simplesmente curiosos, é agora possível tirar as dúvidas mais (ou menos) pertinentes a respeito da importância do nosso voto nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Neste .pdf que a Comissão disponibiliza, são colocadas algumas questões relacionadas com o papel do Parlamento Europeu no processo de decisão da União Europeia nas diversas áreas-chave tais como o orçamento, a crise financeira, as alterações climáticas e o ambiente, a política social, a educação, os transportes, a justiça, etc.

Desde modo, são apresentadas 60 razões para votar, num formato acessível, em estilo frequently asked questions ou mesmo numa espécie de "U.E. para totós".

Aconselha-se vivamente nem que seja para que, posteriormente, se possa criticar.
http://europa.eu/debateeurope/whyvote/PT-TRA-00%20Index.pdf

Etiquetas:

terça-feira, 26 de maio de 2009

Livro "60 Anos de Europa"


Um compêndio muito útil com os principais textos da Construção Europeia.


Veja o livro em formato digital (Digital Book) aqui e em formato para 'download' (pdf) aqui

Etiquetas:

Assembleia Geral de Estudos Europeus

Car@s colegas de Estudos Europeus,

Em virtude dos nossos estatutos da Faculdade de Letras, o departamento de Geografia, passa a ser uma entidade independente da Faculdade, designada IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território). O nosso curso com a nova reestruturação da FLUL passa a pertencer à área de Linguas, Artes e Cultura (LAC). Embora nada se altere na estrutura do curso e as cadeiras de geografia sejam asseguradas pelo IGOT, concluímos que seria da máxima importância convocar uma reunião com todos os alunos de Estudos Europeus,na próxima Quarta-feira dia 27 de Maio às 16 horas, para clarificar o futuro do nosso curso. Esta reunião contará com a presença das Professoras Alexandra Lousada e Teresa Alves. O local da reunião será a Sala de Exposições.
Apelamos também à vossa disponibilidade para responderem a um pequeno inquérito sobre as opções do curso. O inquérito irá ser realizado pela Comissão Pedagógica de EE juntamente com o Nesteu.

A vossa presença é fundamental, contamos com todos!!

Nesteu
Representação Pedagógica de EE
Licenciatura em Estudos Europeus

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Carreiras Internacionais - Conferências na FLUL

CONCURSO DE INGRESSO ÀS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS:
28 MAIO (Quinta-feira) às 11H00 -> Anf. IV
Por: Luís Filipe Rodrigues (aluno do mestrado em Cultura e Sociedade da FLUL)

CARREIRA DIPLOMÁTICA - UMA CARREIRA AO SERVIÇO DO PAÍS:
28 MAIO (Quinta-feira) às 16H00 -> Anf. IV
Por: José Tadeu Soares (Embaixador)

Etiquetas:

A Máquina do Tempo da UE 1979-2009

Etiquetas:

European Elections TV Spot

Etiquetas:

Candidaturas Inov Contacto-Estágios Internacionais

A antecipar qualquer comentário que possa aqui a aparecer, o Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros, não está direccionado para licenciados em Estudos Europeus, contudo não descarta a participação destes em algum projecto. Por isso, informo-vos que as candidaturas já estão abertas e decorrem até dia 30 de Junho.
Toda a informação encontra-se disponível aqui inclusive relatos de alguns jovens que participaram neste projecto.

Etiquetas: ,

Eu-Profiler

http://euprofiler.eu/ ou aqui.

Etiquetas:

domingo, 24 de maio de 2009

Europeias 2009

Faltam duas semanas para as eleições europeias, ainda não se falou de União Europeia na campanha eleitoral portuguesa...

Não se fala do que se fez, do que se podia ter feito e prometem-se coisas que não se podem fazer.

post por: Hugo Mendes

Etiquetas:

sábado, 23 de maio de 2009

Venda de armas sempre a aumentar...

Germany increases weapon sales by 70% 06:18 GMT, April 28, 2009

"The world arms trade has increased by 20% in five years, the Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) said yesterday in its newly released five-year arms transfers report. The watchdog group revealed a significant rise in arms transfers to the Middle East and East Asian countries, as well as the Caucasus countries and Pakistan.

The US was by far the largest arms supplier, accounting for 31% of global weapons exports over the past five years, with South Korea (15%), Israel (13%), and UAE (11%) as its main recipients.

Next to the US, the five largest weapon supplier includes, in order of sales, Russia, Germany, France and the UK.
Russia remains the second largest arms exporter in the world. Mega-deals with China, India, Venezuela and Algeria have helped to maintain Russia's position in the global ranking.

The volume of Germany’s arms exports increased by 70 per cent between 1999–2003 and 2004–2008, and its share of the global market rose from 7 per cent to 10 per cent. Much of this increase was due to exports to European destinations, which grew by 123 per cent. The two largest recipients were Greece and Turkey which, between them, accounted for nearly one-third of German exports. In recent years, both countries have received Leopard-2A4 tanks as well as licenses to build submarines.
(...) "
retirado de Defense Pro: http://www.defpro.com/daily/details/299/

Etiquetas: ,

sexta-feira, 22 de maio de 2009

No Comment do dia

"Oferta: Estágio de 6 meses não remunerado. Possibilidade de passar a estágio profissional e integração na empresa.


Principais responsabilidades: assegurar o serviço de clipping e apoio aos accounts.


Disponibilidade: Imediata.


Nota: Não enviar currículos muito pesados e dispensa-se carta de apresentação. "

Etiquetas:

quarta-feira, 20 de maio de 2009


Hoje - AMERICA


atenção hoje é o dia da América na Semana Multicultural.
Não se esqueçam que amanhã vai ser o dia da Europa e vai haver a MEGA conferência sobre as ELEIÇÕES EUROPEIAS à tarde !

Etiquetas:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Terça-Feira - Dia de África

Etiquetas:

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Apresentação Oficial Parlamento Europeu



Para avançar a apresentação bastar ir clicando na imagem.

Post por: Hugo Mendes

Etiquetas:

domingo, 17 de maio de 2009

Eurovisão

Esse grande concurso que nos une a todos, reafirmando ano após ano a nossa verdadeira identidade europeia teve lugar ontem, em Moscovo a sua 56ª edição com a participação de quarenta e tal países ! (alguns dos quais não europeus - pelo menos não são assim considerados nas aulas de geografia da europa na FLUL.)

A Noruega consagrou-se como vencedora com a bela música "Fairy Tale". Esse jovem foi o intérprete e está feliz como podem ver na imagem. Esquecendo as polémicas em torno da parada gay dispersa à força, as manifestações neonazis russas, os playbacks, o excesso de luz, de maquilhagem, de gritos, de atribuições de pontos, de brilhantina, de indumentária em lycra(tm) e de música estridente foi um belo espectáculo que nos levou a conhecer essa europa cheia de saúde que temos.

Portugal ficou em 15º lugar com a música Flor-de-Lis em homenagem à nossa colega Lis Lene e deu 12 pontos a um país dos pequenos.

Este ano, e talvez antecipando a votação preconizada no Tratado de Lisboa, o povo já não foi soberano. Agora a opinião dos europeus vale 50% e a do júri 50%.

O rigor da informação - serviço noticioso do blog de estudos europeus
Hugo Mendes

Etiquetas: ,

Semana Multicultural - FLUL

Etiquetas:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Conferência NESTEU - Europeias 2009


Contamos com a vossa participação. Queremos ouvir os Estudantes sobre as Europeias 2009!!!

sábado, 9 de maio de 2009

Opinião



José Pacheco Pereira

Uma campanha vigiada e manipulada

Estes três cartazes de autoria do Parlamento Europeu representam uma intromissão inadmissível na campanha eleitoral que se vai iniciar para escolher deputados para esse mesmo parlamento.
É suposto que uma instituição parlamentar, onde os seus membros são escolhidos pelo voto popular em todos os países da União, não tenha uma ideologia ou uma posição política própria sobre o que deve ser a União e as suas competências. Para cada uma das perguntas em cima formuladas há respostas que acompanham as fracturas políticas. Há inclusive a resposta mais simples que é achar que devem ser os parlamentos nacionais a decidir e não o Parlamento Europeu e ir às eleições defender isso, sem ter que ter a concorrência desleal de uma pretensa instituição neutra a fazer campanha contra com poderosos meios financeiros. A igualdade das candidaturas fica completamente comprometida. Estes cartazes têm, como se diz popularmente, “água no bico”. Muita água

ver artigo completo na revista Sábado edição em linha:
http://www.sabado.pt/Opini%C3%A3o/Jos%C3%A9-Pacheco-Pereira/Uma-campanha-vigiada-e-manipulada.aspx

Etiquetas: ,

Na mesa de voto

Etiquetas: ,

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Programação dia da Europa

(Clique na imagem para aumentar)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comemorações do Dia da Europa

MESA REDONDA SOBRE A CIMEIRA SOCIAL
CONVITE

"O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal; a Presidência da União Europeia,representada pela embaixada da Republica Checa em Portugal, e o Governo Português através da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus; e a Representação da Comissão Europeia em Portugal comemoram como habitualmente o Dia da Europa, dia 9 de Maio.
Este ano, as comemorações terão lugar sobretudo no Atrium inferior da Estação doRossio. Decorrerão entre o dia 8 e o dia 10 de Maio, com um prolongamento até dia 12 da exposição "Portugal Europeu – Meio Século de História".
O programa integra uma diversidade de actividades de debate e animação, com stands permanentes de organismos da administração nacional da educação/ formação/ emprego,bem como das instituições europeias.
Destacamos, entre outras actividades, a realização de uma Mesa Redonda, no seguimento da Cimeira Social que reúne a Troika das Presidências e os Parceiros Sociais Europeus no dia 7 de Maio em Praga.
Esta Mesa Redonda terá lugar no dia 8 de Maio, entre as 15 e as 17h, no Atrium inferior da Estação do Rossio, no dia imediatamente após a Cimeira. Será moderada pelo Dr. Armindo Silva, Director Interino da Direcção Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia. Foram convidados a intervir representantes do Governo Português, da Confederação Europeia de Sindicatos e do Business Europe.
Tenho o prazer de convidar V. Exa. a assistir e contribuir para o debate nesta Mesa Redonda, ou a fazer-se representar.
Com os meus melhores cumprimentos,
Margarida Marques
Chefe da Representação"

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O pânico da abstenção no Parlamento Europeu

Etiquetas:

Parlamento Europeu em Directo

Amanhã é o último dia de trabalhos antes das eleições para o Parlamento Europeu.

Podem acompanhar os trabalhos (em vídeo directo) aqui: http://www.europarltv.europa.eu/parliamentLive.aspx

- São 23hH05 em Estrasburgo e acabámos de ver a deputada Assunção Esteves em directo!

Etiquetas: ,

DOC_EUROPA no CCB

"Nova Europa? Velha Europa? 27 países, 27 filmes. Tudo se passa como se estivéssemos a inventar um jogo de adivinhas: quem é mais europeu, tu ou eu?"
Dias 8, 9 e 10 de Maio, o CCB apresenta 27 documentários dos 27 países da União Europeia. A entrada é livre e controlada mediante senhas numeradas, a entrega das senhas será feita uma hora antes do início de cada uma das sessões que integram a programação.
O programa está disponível e além dos horários, cada filme tem uma breve explicação.
Bons Filmes!

Etiquetas: ,

terça-feira, 5 de maio de 2009

"Numa colaboração institucional com a Academia de Produtores Culturais a Faculdade de Ciências Sociaia e Humanas,da Universidade Nova, no âmbito dos seu Segundo Ciclo em Práticas Culturais para Municípios, vai receber no próximo dia 6 de Maio, pelas 18h, no auditório 1, o “guru das cidades” Toni Puig, Professor em Barcelona na famosa Esade Business School e na Universidade Autónoma, que proferirá uma conferência intitulada "A cultura nas cidades depois do caos financeiro e ecológico actual".
Informação recebida por mail.Obrigada,Nuno.

Etiquetas: , ,

Cronologia Ambiente e Alterações Climáticas

Para quem está a ter AMBIENTE NA EUROPA e para quem se interesse por estas temáticas do ambiente e esteja um bocado confuso com a data de alguns acontecimentos importantes, aqui fica uma Cronologia que eu fiz:

Cronologia Ambiente

Espero que seja útil!

post por: Hugo Mendes

Etiquetas: ,