terça-feira, 24 de novembro de 2009

No limiar da entrada em vigor do Tratado de Lisboa: modificações institucionais e políticas na UE

O quê? Seminário-"No limiar da entrada em vigor do Tratado de Lisboa: modificações institucionais e políticas na UE"
Onde? Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Quando? 27 de Novembro de 2009
Horas: 15h - 18h30

"O Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organizam o seminário «No limiar da entrada em vigor do Tratado de Lisboa: modificações institucionais e políticas na UE».

O Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie, fará uma intervenção sobre «Os novos actores da acção externa da UE. O papel do Serviço Europeu de Acção Externa como instrumento de política externa da UE».

O seminário, que decorrerá em vésperas da entrada em vigor do Tratado, terá dois painéis de discussão sobre as principais mudanças institucionais e de politica externa na UE." in CIEJD

Entrada livre, sujeita a inscrição

Inscrições em: inscricoes@ciejd.pt Tel.: 211 225 024

Ver Programa

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como Fazer Candidaturas a Fundos Comunitários?

O quê? Workshop Prático para Elaboração de Candidaturas QREN
Onde? Tagus Park, Centro de Inovação e Tecnologia
Quando? Sexta feira, dia 27 de Novembro
Horas: Iníco às 10h e conclusão 18h

"Este workshop de carácter prático, objectiva ministrar informar os programas existentes, as regras a cumprir numa candidatura, e os factores de sucesso da mesma." in http://www.ipefi.com/


Preço do Workshop:

1 participante por empresa – 300 euros
2 participantes por empresa – 250 euros/cada

Encontrei esta informação e achei por bem divulgá-la,se calhar já é um pouco em cima da hora,mas mesmo assim espero que seja útil a alguém.

Bem sei que todos nós não andamos a nadar em dinheiro e que o workshop é caro e também sei que está directamente focado para as empresas. Mas mesmo assim, acho que os interessados podiam entrar em contacto com o Instituto Português de Estudos Fiscais Internacionais (IPEFI) e tentar saber se como estudantes ou ex estudantes podiam assistir ao curso. Outra solução seria tentar falar com a Faculdade ou a Universidade, para estes servirem de intermidiários ou até quem sabe dar uma ajudinha nos custos.

Caso não seja possível deixo já aqui uma proposta aos alunos de Estudos Europeus de serem eles próprios a organizar na Faculdade ou na Universidade um workshop deste género!

Mais informações em: http://www.ipefi.com/

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas

Começa já dia 7 de Dezembro e acaba dia 18.

Quem quiser ir tem de ler isto tudo.

O site oficial:

Copenhaga 2009

post por: Hugo Mendes

Etiquetas:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia

Tema: Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia- Apresentação de resultados de um Projecto de Investigação

Quando: 13 DE NOVEMBRO (sexta)

Horas: Início às 10h00

Onde: Sala de Seminários, Piso 2 Edifício VII - Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa

Programa:

10h00 Objectivos do seminário e enquadramento do projecto-Mariana Gaio Alves

10h15 O nível supranacional
Conceptualizações de Aprendizagem ao Longo da Vida nos documentos políticos da União Europeia - Mariana Gaio Alves, Elisabete Xavier Gomes, Claudia Neves

Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: uma análise dos indicadores-Mariana Gaio Alves e Claudia Neves

10h45 O nível nacional
Análise comprativa das estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida em cinco Estados-membros da União Europeia-Claudia Neves

11h15 O nível institucional
Representações dos Profissionais de Educação Não-escolar de Lisboa -Elisabete Xavier Gomes

Novos públicos no Ensino Superior: um estudo dos Maiores de 23 anos -Ana Luísa Pires

11h45 O nível individual
Os aprendentes ao longo da vida na sociedade do conhecimento -Mariana Gaio Alves

12h15 Análise transversal dos resultados do projecto - Fátima Antunes
Seminário organizado pela UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa

Etiquetas: ,

domingo, 8 de novembro de 2009

Futuros licenciados em Estudos Europeus

Aviso à navegação:

Não há emprego para nós.

Etiquetas:

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

E faz hoje 20 anos que o Muro caiu!


http://europa.eu/abc/12lessons/index_pt.htm

Etiquetas: ,

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ciclo de Cinema: "Migração, Racismo e o Poder da Imagem"

MIGRAÇÃO, RACISMO E O PODER DA IMAGEM
Fábrica de Braço da Prata
12, 13 e 14 de Novembro de 2009

«Racismo e migração são dois temas frequentemente associados. Com efeito, os discursos sobre ‘mestiçagem’ ou ‘multiculturalismo’ vêem-se confrontados com posições e políticas cada vez mais restritivas no que toca à imigração, numa Europa a que Etienne Balibar chamou do ‘apartheid’.
Portugal, que agora se define, circunstancialmente, como ’europeu’, oscila entre a emigração, que desde sempre o caracterizou e, mais recentemente, o aumento da imigração, como o demonstra a história do país e de todas as nações europeias.
Com efeito, a ideia de ‘pureza’ foi uma invenção da Europa iluminista e romântica, segundo a qual (quase todos) os modernos estados-nação seriam fundados no ‘solo’ e no ‘sangue’. Por outro lado, essa ‘pureza’ encontrou a sua contrapartida no estabelecimento de outras fronteiras que construiram os ‘indígenas', no espaço colonial distante como seres ‘outros’, ‘racialmente’ diferentes, ‘indígenas’ esses que, contudo, também marcaram indelevelmente a paisagem ‘metropolitana’ europeia, a nível nacional e, agora, transnacional.
Mas, para além das migrações de antigas colónias tem-se vindo a assistir, em Portugal, à imigração de populações ‘não-lusófonas’, o que complica ainda mais o contexto migratório.
Ao mesmo tempo, os ‘brandos costumes’ parecem ser crescentemente contrariados por alarmismos face a ‘bairros problemáticos’ ou máfias de origem nacional diversa, numa associação perigosamente discutível entre ‘imigração e criminalidade’ e que os media ajudam a disseminar ou a criar. Estes, oscilando entre o securitarismo e uma tolerância proclamada, também ajudam a construir uma imagem de uma ‘alteridade’ quase absoluta, em que as imagens têm um papel preponderante.

Até que ponto o cinema – documentário ou ficção – as artes visuais podem conter estas tendências e propor outras narrativas mais contraditórias, efectivamente plurais?
Estas são algumas das questões que o Ciclo “Migração, Racismo e o Poder da Imagem” pretende abordar.»

[Informação retirada de ArtAfrica
]
programa 1
programa 2
Org. www.artafrica.info
Com o apoio de Africa.cont; Câmara Municipal de Lisboa, Maumaus, Escola de Artes Visuais; Università degli Studi di Napoli, L’Orientale.


Etiquetas: , ,