sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de --- > ABRIL (408 meses depois)


Este é para mim o feriado que mais significado tem. Entre os 4 que têm verdadeiro significado para além do descanso.

Se este dia não tivesse acontecido, e se nos meses seguintes não se chegasse a bom porto, as nossas vidas seriam totalmente diferentes. Para pior, independentemente dos que hoje dizem não estar bem e dos que, efectivamente, não estão.

Sou um dos filhos da Revolução mais bela do mundo e orgulho-me muito deste feito histórico, que muitos dos nossos antepassados (dos quais os meus pais e os meus avós fazem parte) permitiram que acontecesse. Sem balas, contra um regime que as utilizou e matou muito mais do que agora alguns querem fazer crer.

Este dia é para lembrar todos esses que foram mortos pela PIDE (aqui) como a inocente Catarina Eufémia e o estudante da FDL José Ribeiro Santos, os que mudaram e morreram a tentar mudar como Humberto Delgado, os torturados (avô Luís), presos (avô Ernesto e avô Luís) por essas Caxias, Peniche e Tarrafais, os exilados como Álvaro Cunhal e Mário Soares, os censurados que conseguiram passar mensagem como o nosso colega José Mário Branco, as mulheres silenciadas e subjugadas, os que tiveram de emigrar, os que morreram à fome, os que na miséria total viveram, os sem escolha... e todos os que sofreram as consequências por defenderem os seus ideais de liberdade e justiça.

Tirem o pó dos discos e metam o Zeca e o Almada a rodar,

Hoje é para sorrir,

Amanhã para continuar, pois ainda há muito a fazer...

“ A revolução não vai ser transmitida na televisão, ela tem de acontecer dentro de cada um, caso contrário nunca chegaremos a lugar algum. “ - Da Weasel

Hugo Mendes





Etiquetas: ,

2 Comentários:

Às 2:41 da tarde , Blogger Unknown disse...

Fantástico, Hugo! Aqui está uma resposta com a qual me identifico na sua plenitude. De facto, se não fosse este dia, talvez não pudéssemos, enquanto portugueses, estar a reflectir como membros da UE. Mais do que isso, pensar de uma forma que nunca nos lembramos: livre.
Hoje, mais do que sorrir, é saber congratular os que fizeram por isto. Mas tal como escreves, amigo, "ainda há muito a fazer".

 
Às 2:26 da tarde , Blogger Pedro Dantas disse...

Muito bom.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial