sábado, 30 de agosto de 2008

Otário DOING ?

e (and)

Otário THINKING on DOIN´?


  • És um ex-aluno de Estudos Europeus? - deixa aqui um comentário e diz-nos o que fazes profissionalmente!
  • Acabaste a licenciatura? O que vais fazer? Já arranjaste alguma coisa? Deixa aqui o teu testemunho.

"Estudos Europeus Unidos são Estudos Europeus mais ... qualquer coisa."

Sponsored by: http://www.homiesunidos.org/

post: Hugo M.

Jak se máš?* [a minha experiência na República Checa]


Parti de Portugal sem saber muito bem o que me esperava e o que me aconteceria 3 horas depois.Só sabia que era bolseira de um Curso de Verão em Olomouc (República Checa), que iria ter 4h diárias de aprendizagem de checo durante um mês, que todos os fins de semana ia ter viagens por todo o país sem que para isso tivesse que gastar dinheiro e tinha senhas de refeições. Mas,assim que cheguei rapidamente percebi como é que tudo funcionava...éramos cerca de 100 alunos de todo Mundo,cada um com diferentes níveis de aprendizagem.Durante a semana tinhamos aulas de manhã cedo (8h), um rol de actividades de tarde (conferências,palestras,workshops,cinema,...) e jantares e festa à noite.Ao fim de semana saíamos todos em autocarros para visitar lugares difrentes,dormiamos até tarde, estudávamos e passeávamos por Olomouc. Esta era a rotina da maioria...
À medida que os dias iam passando a experiência ia revelando-se cada vez mais importante e enriquecedora....eu realmente estava a aprender checo e conseguia dialogar facilmente, as pessoas que fui conhecendo de todo o mundo deitavam por terra os meus esteriótipos (e eu nem sabia que os tinha!) e aprendi tanto,mas tanto com os outros. Contudo, na última semana a estadia complicou-se quando tive que ir ao hospital com uma rotura num pé....apesar de ser cidadã de um país europeu e ter comigo o cartão de saúde europeu o processo foi extremamente burocrático. Tive cerca de 40 minutos a preencher papéis e só depois pude ser atendida. Escrevi o meu nome e os meus dados pessoais umas 5 vezes,depois pediram os dos meus pais e depois já pediam a morada do meu serviço de saúde em Portugal,....além disso,o cartão de saúde europeu não era suficiente para eles. Mas, com mais ou menos burocracia fui atendida e correctamente assistida.
O pior foi o regresso a Portugal. Estava com um pé engessado, cheia de malas e a 3h de Praga! A Escola não me ajudou e a Embaixada Portuguesa também não, tive a sorte de contar com os colegas da escola que tudo fizeram para me resolver o problema.
Apesar de tudo isto, toda a experiência valeu a pena. A República Checa é um país que aconselho...o custo de vida é idêntico ao nosso (sendo que Praga é uma cidade cara!). Os costumes são diferentes dos nossos, a história, a cultura, a comida,...só por isto vale a pena!
*Como estás?

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fotografia da semana





já conhecem esta? "Bibliografia básica de Estudos Europeus (em torre)"

autor: Hugo Mendes (outra vez!!!!!)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sabem quem é Ján Figel ???

Este senhor é o responsável da Juventude, Cultura e Educação da União Europeia. Podem telefonar-lhe através do número +32.2.2988716.
Na sua equipa (ver em: http://ec.europa.eu/commission_barroso/figel/cabinet/cabinet_en.htm) podemos encontrar uma senhora portuguesa chamada Margarida Gameiro que tem a seu cargo pastas como a "educação ao longo da vida", "igualdade de oportunidades" (onde é que eu já ouvi isto?) e o programa Leonardo Da Vinci.
Quem melhor para vos esclarecer do que os responsáveis pelos programas?
Telefonem directamente para a fonte. Se não tiverem dinheiro para chamadas de longa distância enviem mail para o blog que nós teremos todo o gosto em as executar!

Continuação de boas férias

sábado, 16 de agosto de 2008

Oportunidades de emprego no resto do mundo

http://www.earthworks-jobs.com - Site internacional de oferta de trabalho na área das Geociências. Grande número de ofertas de emprego, académico e empresarial.

http://groups.yahoo.com/group/GeoSci-Jobs - Um site do Yahoo! com mailing list associada com grande número de ofertas de emprego a nível mundial. Subscrevendo, a média chega a ser uma oferta por dia.

www.headhunters.net - Ofertas de emprego no mundo

www.unesco.org/per/main.htm - Emprego na UNESCO

http://jobs.un.org - United Nation Human Resources - Empregos na ONU

http://www.jrc.cec.eu.int/default.asp?sldSz=what_we_offer&sldStSz=work_opportunities - Emprego na área da investigação

www.cicr.org/eng/jobs - Comité Internacional da Cruz Vermelha - Empregos disponíveis e candidaturas espontâneas

Fonte:https://www.bep.gov.pt/

Etiquetas:

Oportunidades de Emprego na Europa

http://europa.eu.int/epso/working/workhome_en.htm - Recrutamento para a Comissão Europeia

http://europa.eu.int/epso/working/links_en.htm - Recrutamento para as Instituições da União Europeia

http://portal.iefp.pt/eures/eures/Inicial_P.htm - EURES é uma rede constituída pela Comissão Europeia e pelos Serviços Públicos de Emprego dos países pertencentes ao Espaço Económico Europeu, que fornece serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores, sobre as oportunidades do mercado europeu.

http://europa.eu.int/ploteus - O PLOTEUS tem por objectivo ajudar alunos, indivíduos à procura do 1º emprego, pais e encarregados de educação, profissionais de orientação e professores a encontrar informação sobre estudar na Europa.

http://europa.eu.int/eracareers/index_en.cfm?ret=1 - Site de emprego científico da Comissão Europeia. Bolsas e Emprego ao nível Europeu e exterior.

http://www.academicjobseu.com - Site de emprego científico académico (I&D) a nível Europeu. Tem uma mailing list para ofertas que correspondam ao perfil escolhido.

http://www.eurojobs.com - Portal pan-europeu de emprego

www.eurostage.org - Estágios em França, Alemanha, Itália, Roménia e Suécia

www.eurograduate.com - Oportunidades para licenciados na Europa

www.inem.es - Agência Nacional de Emprego em Espanha

www.bolsadetrabajo.com - Bolsa de ofertas de emprego em Espanha

www.anpe.fr - Agência Nacional de Emprego em França

www.apec.asso.fr - Ofertas de emprego de quadros superiores em França
Agência Nacional de Emprego no Reino Unido

www.employmentservice.gov.uk - Emprego no Reino Unido
http://www.direct.gov.uk/Topics/Employment/fs/en - Portal de emprego no Reino Unido

Ofertas de Emprego no Reino Unido:
www.careerseurope.co.uk
www.career-plus.com
www.monster.co.uk

Fonte:https://www.bep.gov.pt/

Etiquetas:

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Oportunidades de Emprego em Portugal

http://www.vpgr.azores.gov.pt/bep - Bolsa de Emprego Público dos Açores

http://www.emprego.universia.pt - Contem a inclusão de criação de currículo on-line e pesquisa bastante completa. Permite ver o estado das candidaturas!

http://www.net-empregos.com - Site com o maior número de candidatos e empresas inscritas. Contem pesquisa de oferta de emprego e currículos.

http://emprego.aeiou.pt - Uma Bolsa de Emprego Nacional na qual pode anunciar e consultar Oportunidades de Emprego e Curricula online de uma forma rápida e fácil.

http://superemprego.sapo.pt/pt/index.htm - Empregos do sapo

http://www.brainnet.pt - Pesquisa de emprego, recursos, documentação

http://www.empregoinfo.com - Consulta de ofertas e recepção de currículos.

http://www.empregos.org - Portal temático de procura e oferta de empregos, oportunidades de empregos e estágios, com propostas de trabalho. Anúncios de procura e oferta de empregos.

http://emprego.regiaodeleiria.pt - Emprego na Região de Leiria

http://bolsa-emprego.espigueiro.pt - Bolsa de emprego de Trás-os-Montes.

http://www.eusei.com/emprego/index.asp - Site sobre empregos em Portugal, nomeadamente, agências de recursos humanos, empresas com propostas de trabalho e serviços de anúncios na Internet.

http://www.portalemprego.pt - Lista de ofertas de emprego

http://www.bolsaemprego.com.pt - Pesquisa de empregos e de currículos

http://www.central-emprego.com - Deposite o seu CV, pedido de emprego ou pesquise as ofertas do momento.

http://expressoemprego.clix.pt - O portal de emprego e carreiras do jornal Expresso. Aqui encontrará centenas de anúncios de emprego, aconselhamento sobre recrutamento, selecção, gestão de carreira e formação.

http://www.naturlink.pt/servicos/bolsaEmprego.asp?iLingua=1&iCanal=33&iSubCanal=58 - Um site nacional com várias informações sobre Natureza e secção com oferta de trabalho na área das Geociências e Ambiente

http://www.astrolabium.pt - Portal português construído para apoiar investigadores à procura de oportunidades para prosseguir uma carreira de investigação e integrado na rede europeia de portais da mobilidade de investigadores.

http://www.stepstone.pt - A Stepstone.pt é a filial portuguesa de um portal de carreiras e recrutamento em funcionamento vários países europeus, tendo disponível em bolsa mais de 100 mil oportunidades de carreira.

http://www.qualidadeonline.com/emprego - Trata-se da Bolsa de Emprego do Jornal Qualidade Online, um conjunto de websites temáticos dedicados à qualidade em sectores como a saúde, o ambiente, o ensino, as empresas e o emprego.

http://www.qep.pt - O qep é um portal de meta-pesquisa de emprego que permite pesquisar anúncios de emprego simultaneamente em vários sites com, o que facilita consideravelmente a fastidiosa tarefa de exploração de oportunidades de trabalho na web

http://www.bioquimica.online.pt/index.shtml - O Portal de Bioquímica português

www.iefp.pt - Instituto do Emprego e Formação profissional

http://www.zdnet.pt/emprego - Emprego na área da Internet e das Tecnologias de Informação

http://www.facultis.pt/uteis/jobs.html - Área onde poderá colocar o seu currículo e ver as oportunidades de estágio ou emprego

http://www.emprego.pt - Para além do emprego ajuda a criar o seu próprio negócio

http://www.e-jobs.pt - Um mercado de trabalho

http://www.euroligacoes.pt/index2.htm - Oportunidades de emprego / Projectos para freelancers

Etiquetas:

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Aparecemos em primeiro lugar!

Pessoal, vejam aí no site da Comissão Europeia em Portugal os cursos na área de Estudos Europeus e Relações Internacionais que existem em Portugal.

O nosso curso aparece em primeiro lugar. O site também contém pós-graduações, mestrados e doutoramentos em Portugal.



Se investigarem um pouco o site vão chegar à página do serviço de estágios da União.
Os concursos para Outubro deste ano já estão fechados mas para Março de 2009 irá abrir dentro de alguns dias!

O Link:
http://ec.europa.eu/stages/index_en.htm

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Foto da semana


Hugo Mendes

domingo, 3 de agosto de 2008

Licenciado em Estudos Europeus 2008

Fonte: Google

Etiquetas: