quinta-feira, 28 de julho de 2011

União Europeia estuda reforço da vigilância a grupos extremistas

28/07/2011

"Peritos em terrorismo da União Europeia admitiram esta quinta-feira a possibilidade de reforçar a vigilância dos grupos extremistas na Internet, mas reconheceram que os recentes atentados na Noruega são "difíceis ou mesmo impossíveis" de evitar.

Estes dois temas dominaram a reunião extraordinária em Bruxelas onde participaram especialistas do grupo de trabalho sobre terrorismo (TWG) e do grupo responsável pelos aspectos externos da União, convocada na sequência do duplo atentado na Noruega.

A introdução de novas restrições para a venda de armas e produtos químicos susceptíveis de serem utilizados no fabrico de explosivos foi outra medida analisada no encontro.

No final, o funcionário da UE Timothy Jones advertiu sobre o "enorme risco" de que alguém tente levar a cabo no espaço da União um atentado "de imitação e apoio" aos registados sexta-feira em Oslo e na ilha de Utoya.

"Trata-se claramente de uma possibilidade, a questão é saber como e onde teria lugar o ataque e se é ou não detectável", referiu Jones, conselheiro principal de Gilles de Kervhove, o coordenador antiterrorista dos 27.

Para o evitar, os peritos europeus propõe melhorar a coordenação entre as autoridades e os Estados-membros, através de medidas concretas como a restrição da venda de produtos químicos e um maior controlo na venda de armamentos.

Nesse sentido, a Comissão Europeia prevê apresentar nos próximos meses uma proposta normativa para controlar a venda de produtos químicos, para além dos esforços que vão ser efectuados para "entender os processos psicológicos e sociológicos que fazem com que algumas pessoas traduzam em violência as suas ideias políticas", como explicou o perito comunitário.

Assim, o executivo da União vai propor no próximo mês de Setembro a criação de uma rede europeia que agrupe especialistas do mundo académico e trabalhadores de instituições e ONG de prevenção de grupos extremistas, para "melhorar as trocas de informações", explicou Jones.

Ao ser questionado sobre a eventualidade de as autoridades europeias terem subestimado estas ameaças ao centrarem-se prioritariamente no terrorismo islâmico, o perito assinalou que a UE "tem que estar atenta a todos os tipos de terrorismo".

Num comunicado sobre a reunião desta quinta-feira, o Conselho da UE afirma que o terrorismo "não tem nenhuma relação com qualquer religião ou crença" e afirma que os membros da União sempre rejeitaram a violência "sem terem em consideração se são motivadas por ideologias extremistas de esquerda ou de direita, separatistas ou religiosas".

A nota também solicita que se preste "mais atenção" ao que denominam por "terrorismo dos lobos solitários", indivíduos "auto-radicalizados" e sem qualquer vínculo aparente a organizações violentas.

Neste contexto, os mesmos responsáveis também admitiram a dificuldade de prevenir atentados semelhantes ao registado na sexta-feira na Noruega.

O extremista de direita Anders Behring Breivik foi detido na ilha de Utoeya, a 40 quilómetros de Oslo, onde matou 68 pessoas algumas horas após ter cometido um atentado com explosivos contra a sede do governo norueguês na capital, que provocou oito mortos."

In Jornal de Notícias


Embora esta notícia seja bastante longa, dedici postá-la na íntegra. Tal deve-se ao facto de abordar uma das questões em que a UE ainda não está tão bem organizada: a segurança. Infelizmente, foi necessário uma tragédia destas ter acontecido num país europeu para que o assunto fosse discutido de forma tão detalhada. Condolências à Noruega.

sábado, 23 de julho de 2011

Depois de França, a Bélgica proíbe o uso do véu islâmico em público

23/07/2011

por Lusa

"A lei que proíbe o uso público do véu islâmico, incluindo a burca e o niqab, entra hoje em vigor na Bélgica, o segundo país da União Europeia a tomar esta medida, a seguir à França.

A lei define uma multa até 137.50 euros e uma pena de prisão de um a sete dias para quem desrespeitar a norma que abrange não só o véu islâmico mas todo e qualquer artigo que cubra total ou parcialmente o rosto. A medida proíbe o uso desse tipo de roupa em todos os espaços públicos por razões de segurança.

Duas mulheres muçulmanas que usam o niqad já anunciaram que vão pedir intervenção judicial superior para o cancelamento desta medida por considerarem tratar-se de "uma ingerência desproporcionada" no exercício das liberdades fundamentais. O uso do véu integral é residual num país com 400 a 600 mil muçulmanos recenseados e onde apenas 200 a 400 mulheres usam o niqad (véu que cobre o rosto e só revela os olhos).

A França foi em Abril o primeiro país ocidental a impor a proibição de véus islâmicos em público. Desde então já foram multadas 30 mulheres. O novo regulamento francês prevê o pagamento de 150 euros por violar a lei. A infractores do sexo feminino também pode ser forçado a participar de um curso de educação cívica."

In Diário de Notícias

Etiquetas: ,

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Euro Crisis Song

O jornal inglês "The Guardian" arranjou uma forma bastante divertida e eficaz de expor a situação económica actual da UE. PIGS, crise e dívida são alguns dos termos que figuram nesta música (em inglês).

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Zona Euro está numa situação «muito grave» frisa Durão Barroso

20/07/2011

"O presidente da Comissão Europeia qualificou, esta quarta-feira, de «muito grave» a situação que se vive na Zona Euro por causa da crise das dívidas soberanas.

Em conferência de imprensa, Durão Barroso enfatizou a necessidade uma «solução» durante a cimeira de quinta-feira dos líderes da Zona Euro, caso contrário as «consequências far-se-ão sentir na Europa e para lá dela».

«Chegou o momento de tomar decisões. Disseram que fariam o que fosse preciso para assegurar a estabilidade da Zona Euro. É agora a altura de cumprir essa promessa», acrescentou o líder do executivo europeu.

Numa referência à Alemanha, que não está muito agradada com a possibilidade de ajudar os países em dificuldades, Durão Barroso lembrou que a resolução da actual crise é do «interesse de todos».

«Apelo a todos os dirigentes para que façam prova da ética e da responsabilidade europeia», frisou Durão Barroso, no dia em que a chanceler alemã Angela Merkel se vai encontrar com o presidente francês Nicolas Sarkozy."

In TSF

terça-feira, 12 de julho de 2011

Rotas e Percursos,Veneza Percursos com Corto Maltese-vol 1 - Loja Público



Etiquetas: , ,

domingo, 10 de julho de 2011

Which country is responsible for your social security rights?

Aqui fica um vídeo que explica o processo...

Etiquetas: ,

sábado, 9 de julho de 2011

Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa



Etiquetas: ,

Pour les photographes amateurs

"A Fundação Alliance Française organiza um concurso internacional de fotografias. “Planète femmes” tem como objectivo apresentar a mulher na sua cultura"

"Envie 2 fotografias antes do dia 4 de Setembro de 2011 a info.coimbra@alliancefr.pt Cette adresse email est protégée contre les robots des spammeurs, vous devez activer Javascript pour la voir. em formato JPEG de 1 Mo máximo e de uma resolução de 1500X2100 pixéis e 72 DPI."


Para mais informações: http://www.alliancefr.pt/af/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=135&Itemid=345

Etiquetas: ,

"Call for trainers - Council of Europe - Training seminar New Media in Youth Work"

"The Directorate of Youth and Sport organizes a training course entitled 'New Media in Youth Work' between 2-11 November 2011and taking place in the European Youth Centre Strasbourg.

The training course aims to develop the competences of youth workers and youth leaders in using new media in their non-formal education projects and activities with and for young people based on human rights education, intercultural learning and intercultural dialogue and on youth participation.

We are currently looking for trainers interested to develop this training course together with the educational team of the Directorate of Youth and Spot. If you are interested you can find teh course description here: TCdescription.doc and the application form for trainers here: TC application form.doc.

All interested trainers should return the duly completed application form to: anca-ruxandra.pandea@coe.int by Wednesday, 20 July 2011.

If you have further questions contact Ruxandra Pandea at: anca-ruxandra.pandea@coe.int"
in http://network.youthworkonline.org.uk/profiles/blogs/call-for-trainers-council-of?xg_source=activity

Etiquetas: ,

America’s Cup World Series - Voluntários Precisam-se!!

Caros colegas,

Este é um post "diferente". Trata-se de divulgar um dos maiores eventos náuticos do Mundo. Assim, para quem estiver interessado em se associar/participar, poder-se-á candidatar a voluntário e colaborar através de variadíssimas formas.

Aqui fica a sugetão:

"Cascais recebe o America’s Cup World Series, de 6 a 14 de Agosto de 2011, e precisa de 50 jovens voluntários portugueses, entre os 18 e os 30 anos. É fundamental ser capaz de falar tanto em Português como em Inglês, ter disponibilidade para colaborar entre 30 de Julho e 20 de Agosto, e ter interesse por actividades marítimas. Os voluntários estarão ocupados em média 6 a 8 horas/dia. Cada seleccionado recebe fardamento, seguro, almoço e um apoio de 10 euros/dia. O America’s Cup World Series é uma prova de vela da Taça América, disputada em oito regatas (www.americascup.com), e a primeira tem palco em Cascais.
Informações e Candidaturas para voluntariado@rotajovem.com - até 15 de Julho de 2011."

in http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Destaques/Voluntarios_American_Cup.htm




Para mais informações:

Etiquetas: , ,

Intercâmbios europeus - Parte II


"Rovering - Volunteering To Success
25 de Julho a 5 de Agosto de 2011
Lozen, Bulgária

Este é um intercâmbio pensado para jovens que gostam de vida ao ar livre. Decorre em Lozen, uma zona de montanhas a 20 minutos do centro de Sofia, junto a um centro de formação da Cruz Vermelha Búlgara, onde os participantes estarão acampados (tendas fornecidas pela organização búlgara e existem casas de banho)."

"Prazo de inscrição:
14 de Julho de 2011 (nota: as inscrições não devem ser deixadas para o prazo limite)"

in http://www.amm-intercambios.blogspot.com/

Etiquetas: ,

Serviço Voluntário Europeu

"6 vagas para voluntariado TERRA DAS CRIANÇAS no Perú
Quinta, 2011-07-07 16:42 — saraserrao Comunidades e Eco-aldeias


O GAIA Alentejo/ Centro de Convergência, em parceria com a ESDIME, têm o prazer de apresentar a tão esperada abertura de seis vagas para o projecto "TERRA DAS CRIANÇAS" Serviço Voluntário Europeu no Perú, a decorrer desde 01 de Novembro 2011 a 31 de Outubro 2012 e acolhido pela associação ANIA.

Tod@s @s interessad@s devem enviar até domingo 24 de Julho para saraserrao@gaia.org.pt o seu CV (com fotografia) e carta de motivação, ambos em Espanhol, descrevendo porque desejam participar neste projecto específico e a sua motivação para aplicar o conhecimento adquirido numa associação portuguesa, depois do projecto. No dia 1 de Agosto publicamos os resultados da selecção."
in http://www.gaia.org.pt/system/files/11jul_chamada.pdf

http://www.gaia.org.pt/system/files/11jul_chamada.pdf

Etiquetas: ,

Intercâmbios europeus

Caros colegas,

Aqui ficam algumas sugestões para o Verão:


Roménia - 08/08/2011 a 20/08/2011

Título: Latinity in Europe

Tema: História, tradição, hábitos dos jovens de origens Latinas.


Polónia - 14/08/2011 a 21/08/2011

Título: Green Power

Tema: Desporto, natureza.


Roménia - 23/08/2011 a 30/08/2011

Título: Sports as a life Style

Tema: Desporto, Arte e Vídeo


Itália - 24/08/2011 a 01/09/2011

Título: Make a Difference… Be a Volunteer!

Tema: Cidadania, voluntariado, acções de rua, fotografia, vídeo


Polónia - 25/08/2011 a 03/09/2011

Título: Between Fairytales

Tema: Teatro


Eslovénia - 02/09/2011 a 10/09/2011

Título: Land Art

Tema: Arte e Cultura


Itália - 18/09/2011 a 25/09/2011

Título: September of Youth creativity

Tema: Circo, acção de rua, Clown, acrobacia, Música, Vídeo


Itália - 19/09/2011 a 28/09/2011

Título: Baltico Latino

Tema: Ambiente, Teatro


Para mais informações: http://www.intercambioseuropeus.com/

Etiquetas:

"12th Global Environmental Issues Course com o tema International Year of Forests"



"data início: 2011-07-11
hora início: 09:00

Com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Programa Gulbenkian Ambiente e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, decorrerá nos próximos dias 11, 12 e 13 de Julho na sede da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Rua Sacramento à Lapa, 21, Lisboa) o "12th Global Environmental Issues Course com o tema International Year of Forests"."

in http://www.ics.ul.pt/instituto/?ln=p&mm=1&ctmid=2&mnid=1&doc=&linha=1&ev2id=865&mtype=

Etiquetas: ,

"SEMINAR :: LOW FERTILITY, FAMILIES AND PUBLIC POLICIES :: Observatory on Families and Family Policies (OFAP) - 14 JULHO"

Para mais informações:
http://www.ics.ul.pt/instituto/?ln=p&mm=1&ctmid=1&mnid=1&doc=&linha=1&ev2id=864&mtype

Etiquetas: ,

37º festival do Estoril


"No próximo dia 14 de Julho, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais, um concerto de guitarra barroca com Hopkinson Smith, um dos mais conceituados intérpretes de música antiga, marca o arraque da 37.ª ediçaõ do Festival do Estoril, que decorre entre os dias 14 e 29 de Julho.

Os espectáculos terão lugar no Centro Cultural de Cascais, na sala Atlântico do Hotel Palácio, na Sala Estoril do Hotel Eden e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Para além das Semanas de Música do Estoril (concertos), a iniciativa integra ainda o 13º Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés e o 10º Encontro Nova Geração de Compositores do Mediterrâneo."


Consulte o programa de concertos:
http://www.estorilfestival.net/festival11.htm


A organização deixa-nos ainda um óptimo conselho:

"Visite os outros Festivais Europeus... O Festival do Estoril convida o público a cruzar as fronteiras.

Através do site da Associação Europeia de Festivais entrará na descrição de 90 festivais, seus programas, suas moradas e em contacto com os seus próprios sites.

Viaje pela Europa e visite os seus festivais!"
http://www.efa-aef.org/

Etiquetas: ,

quarta-feira, 6 de julho de 2011

L'EUROPE résumée en 2 images !




PS: Gostaria de agradecer à Profª. Sara Albino pela sugestão!

Etiquetas: ,

sábado, 2 de julho de 2011

Don't forget your European Health Insurance Card

Etiquetas:

Don't forget your European Health Insurance Card

Etiquetas: